Pesquisar no blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

COMO REUTILIZAR BORRA DE CAFÉ E SAQUINHO DE CHÁ

Em geral, os grãos de café e as folhas de chá empreendem uma longa viagem até chegar à mesa da cozinha – e nada mais justo que honrá-los com outras tarefas antes de condená-los à lata de lixo. Além de serem reaproveitados na compostagem, eles ainda podem ser muito úteis depois de cumprirem sua missão.



Borra de café

1. Pele macia
Faça um creme esfoliante para o corpo com borra do café, óleo de coco e um pouco de açúcar mascavo. Massageie com movimentos suaves durante o banho.
2. Adubo para flores
A borra de café também é um ótimo adubo para plantas que gostam de solo mais ácido como rosas, azaleias, sempre-vivas, hortências e camélias. Além de sua acidez natural, também libera nutrientes no solo.
3. Adeus, formigas
Espalhe borra de café ao redor das áreas infestadas de formigas para detê-las.
4. Repelente de gastrópodes
A borra também repele lesmas e caracóis, aplique nas áreas problemáticas.
5. Limpeza da lareira
Ante de limpar a lareira, espalhe a borra para baixar a poeira das cinzas e eliminar o odor de fumaça.
6. Corante cor de sépia
Mergulhe a borra de café em água quente e use para tingir ovos de Páscoa, tecidos ou papel com um lindo tom amarelado.
7. Gatos sob controle
Mantenha seus gatos longe do jardim espalhando uma mistura de casca de laranja e borra de café ao redor das plantas.
8. Cenouras viçosas
Para fazer um belo canteiro de cenouras, misture as sementes com borra seca de café. Além de facilitar a semeadura, o café nutre o solo e seu aroma ajuda a repelir pragas.

Folhas e saquinhos de chá
Algumas dicas pedem folhas secas. Quando acabar de tomar seu chá, coloque-as em uma peneira ou escorredor grande. Retire o máximo de umidade possível e espalhe as folhas sobre papel-toalha. Deixe secar totalmente repetindo várias vezes o processo. Lembre-se de que as folhas úmidas mancham, por isso, se as aplicar sobre superfícies porosas, teste-as primeiro em um ponto não visível.
9. Alívio para picadas e queimaduras
Saquinhos de chá gelados podem trazer algum alívio se aplicados sobre picadas de mosquitos e queimaduras leves, incluindo as solares. Em caso de irritação cutânea generalizada, mergulhe folhas de chá fervidas na banheira.
10. Olhos desinflamados
Os taninos presentes no chá possuem efeitos anti-inflamatórios. Por isso, costuma-se aplicar compressas de chá gelado nos olhos, já que diminuem o inchaço.
11. Horta fertilizada
Use folhas de chá para adubar as hortaliças. O chá verde é rico em nitrogênio e ainda repele insetos e pragas. Acrescente folhas de chá à água que usa para regar as plantas que ficam dentro de casa.
12. Fortificante para plantas em vasos
Quando preparar os vasos, coloque alguns saquinhos de chá sobre a camada de drenagem, no fundo, antes de colocar a terra. Os saquinhos ajudam a reter a água e também liberam alguns nutrientes.
13. Caixa de gatos sem cheiro
Espalhe folhas secas de chá na caixa de areia dos bichanos para reduzir o odor.
14. Eliminador de odores
Espalhe folhas de chá verde fervidas sobre a cama, o travesseiro, a casinha e outros objetos de seus animais domésticos para eliminar o mau cheiro.
15. Carpete renovado
Esparrame folhas secas sobre o carpete, amasse-as gentilmente e espere 10 minutos. Em seguida, passe o aspirador. Isso renovará seu carpete e ainda removerá os odores do saco do aspirador (é especialmente útil se você tiver animais de estimação).
16. Petisco para cães
Esta dica é um pouco extravagante, mas funciona: acrescente um pouco de pó de chá verde à ração dos cães. O aroma é uma delícia e os pelos ficam brilhantes.
17. Camas e esteiras perfumadas
No sudeste asiático, é comum lavar esteiras de palha em tanques de água com chá, que age como desodorizador. Aplique este método também em esteiras de yoga e colchões de ar.
18. Geladeira sem mau cheiro
Se ficar sem bicarbonato de sódio, coloque folhas fervidas e secas ou saquinhos de chá verde em uma tigela aberta dentro da geladeira para absorver os odores.
19. Mãos cheirosas
Esfregue folhas de chá verde para remover o cheiro de comida das mãos, como alho e cebola.
20. Superfícies da cozinha
Esfregue folhas de chá úmidas em tábuas para cortar e no balcão da cozinha para remover odores de alimentos.


fonte: discorevybrasil
Postar um comentário