Pesquisar no blog

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

SOMOS APENAS DIFERENTES

Imagine só dar de cara com essas figurinhas bizarras! Mas não se preocupe, pois, apesar do aspecto alienígena, os bichinhos não fazem nada para os humanos. A primeira coisa que a gente fala quando encontra uma criaturinha dessa é pensar: “isso não existe!” Mas a verdade é que eles são bem reais e por sinal, alguns muito comuns aqui no Brasil.


Quando você pensa que já viu tudo, a natureza vai lá e te surpreende. As espécies animais e vegetais existentes são tão infinitas e belas que é impossível não se encantar com novas descobertas.

O DIFERENTÃO
Conhecidos como “treehoppers”, esses insetos são hemípteros. O nome científico é Bocydium globulare, que por causa desse “enfeite” no pronoto, às vezes muito maior que o próprio corpo, são tratados como um dos insetos mais bizarros do mundo. O bichinho tem formas físicas extremamente estranhas, parecidas com as cigarras e com gafanhotos. Mas não se deixe enganar, ele tem tais formas físicas estrategicamente preparadas para se proteger de predadores.  Você deve estar se perguntando “o que são todos esses ‘enfeites’ pendurados nele”? Parece mais um “Drag Queen”.  A hipótese do biólogo que o descobriu é que é uma defesa contra predadores. Um negócio desse tamanho torna mais difícil para que um pássaro o capture ou o engula.  Se alimenta de pólen e são conhecidos popularmente como soldadinhos. Outra curiosidade sobre esses insetos é que eles podem apresentar as mais variadas cores e formatos, sendo necessário observá-los mais de perto para confirmar que pertencem à espécie B. globulare. Tanto os machos quanto as fêmeas de Bocydium  possuem projeções  globulares ocas e espinhosas no pronto, que não possuem função fisiológica, segundo os especialistas esses “incrementos” podem funcionar como defesa contra os predadores.

O CAMUFLADO
Nem tudo que parece, é. A frase se aplica perfeitamente ao bicho-pau, nome dado aos insetos da ordem Phasmatodea que são semelhantes a um pedaço de madeira ou graveto. No Brasil as fêmeas podem atingir 22 cm, enquanto os machos são pequenos e têm asas. O bicho-pau prefere a vida noturna. Seu meio ambiente natural são as florestas tropicais, nas quais são encontrados entre as folhas da vegetação local. São insetos magrelos e simpáticos. O corpo é comprido, raramente achatado com antenas finas de comprimento variável de acordo com a espécie. Eles possuem a forma de um graveto seco (alguns podem ser verdes) e graças a isso, se tornam camuflados com o meio ambiente de maneira tão perfeita que dificilmente os percebemos entre os ramos de um arbusto. Por isso, se tornam insetos incomuns apesar da grande quantidade que temos. Alguns possuem fantásticas estruturas parecidas com líquens pelo corpo.

PARECE MAIS NÃO É
Aparências enganam - Jacaré, cobra ou cigarra? Essa é a dúvida que paira quando observamos a mariposa da espécie Fulgora laternaria. Conhecido como cobra-cigarra ou jequitiranaboia, o bicho é comum em matas tropicais, principalmente na Floresta Amazônica. Reza a lenda que essa cigarra destila um veneno que pode matar uma pessoa em até 24 horas, mas segundo biólogos, não há o que temer. Imagina-se que a falsa fama venha simplesmente da aparência do inseto. Embora sua aparência seja de assustar, é totalmente inofensivo (a começar pelos dentes falsos). Além de asas amareladas, com detalhes em preto e pardo, tem olhos bem pequenos e uma espécie de antena junto a eles. Chega a medir entre seis e sete centímetros de comprimento, com o dobro de envergadura nas asas.

A BELA QUE NÃO É FERA
Rara beleza, cheio de charme e elegância é o louva-a-deus orquídea. Como o próprio nome diz, a espécie Hymenopus coronatus se assemelha à flor - nos tons de rosa e branco - e graças a essa característica, pode se camuflar dos predadores. Habita as florestas tropicais do sudeste asiático, sendo encontrada, por exemplo, na Malásia e na Indonésia. Os machos podem chegar a ter cerca de metade do tamanho das fêmeas. Pertence a um grupo de espécies denominadas “Flower Mantis”, constituído por outros insetos que possuem semelhanças físicas e comportamentais. Todos os louva-a-deus deste grupo possuem colorações que permitem a sua camuflagem, nas flores onde costumam-se esconder. O louva-a-deus-orquídea apresenta cores brilhantes brancas com padrões cor-de-rosa que se assemelham a uma orquídea. Este inseto mimetiza partes da flor de forma a passar despercebido. E dependendo da cor de fundo, ele pode alterar a sua cor para cor-de-rosa ou castanho.

DUPLA PERSONALIDADE
Freud explica! A Macroglossum stellatarum, conhecida como mariposa Beija-flor, é um membro da família Sphingidae. Seu longo nariz e seu comportamento de pairar no ar, acompanhado por um ruído semelhante ao ruído de um cantarolar, torna-a muito parecida com um beija-flor ao mesmo tempo em que se alimentam de flores. A semelhança é um exemplo de evolução convergente. Ela voa durante o dia, especialmente no brilho do sol, mas também ao entardecer, e até mesmo na chuva, que é incomum para as mariposas mesmo diurnas. Suas habilidades visuais têm sido muito estudadas, e elas demonstraram ter uma habilidade relativamente boa para aprender a cores. é distribuída em todo o mundo antigo, do Norte de Portugal ao Japão, mas reside apenas em climas mais quentes (Sul da Europa, norte de África e pontos do leste). É um inseto forte, amplamente disperso e pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar do hemisfério no Verão. No entanto ele raramente sobrevive ao inverno em latitudes setentrionais (por exemplo, norte dos Alpes na Europa, norte do Cáucaso na Rússia).

MESTRE DO DISFARCE
A camuflagem atinge o máximo em espécies que simulam, com riqueza de detalhes, folhas que parecem ter sido parcialmente roídas por insetos ou manchadas por fungos. Também são conhecidos pelo nome de esperança-folha. Mas imagine uma espécie em que você até se confunde se é bicho ou planta. Estamos falando do bicho-folha. É um inseto que imita uma folha de árvore, o que o ajuda a confundir seus predadores. Da família dos tetigonídeos, algumas espécies são tão perfeitas que até parecem ter sido parcialmente roídas por insetos ou manchadas por fungos: é incrível. Outra coisa que confunde seus predadores está na maneira de andar. O inseto balança seu corpo para frente e para trás, semelhante a uma folha flutuando. Esse sabe se camuflar direitinho. Mas nem todas as espécies se assemelham a folhas. Algumas parecem mais com cascas, lascas de árvore e até líquens. 

A LAGARTA QUE SE ACHA UMA COBRA
Mais uma para Freud! As mariposas da espécie ‘Hemeroplanes triptolemus’, durante a sua fase larval, tem uma característica peculiar: o animal tem a aparência que lembra uma cobra, até com olhos semelhantes. De todas as lagartas incríveis que a natureza nos dá, talvez a mais fantástica de todas seja a lagarta que se disfarça de cobra para enganar os predadores. Existem várias espécies com essa interessante capacidade, que podem pertencer à família Sphingidae ou Papilionidae. A cabeça essas lagartas é muito pequena e logo acima dela, o corpo possui manchas se estendendo da cabeça para o tórax que parecem olhos de cobra, a imitação é tão perfeita que pode possuir até pontos rancos simulando o brilho dos olhos, quando a cabeça da lagarta é retraída, a cabeça de serpente fica ainda mais evidente. O formato da extremidade anterior do corpo ainda é mais expandida e semi-triangular, contribuindo mais ainda para a imitação. Em algumas espécies ainda possuem uma estrutura chamada Osmetério, que é um órgão de defesa bifurcado que fica escondido acima da cabeça. Quando se sente ameaçada, a lagarta estende a estrutura que além de parecer com a língua de uma serpente, ainda possui uma substância aromática que afasta outros insetos e predadores. Quando viram mariposas, vivem entre 10 e 30 dias. As lagartas desta espécie são encontradas, principalmente, em regiões da Costa Rica, Belize, México e Guatemala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...