Pesquisar no blog

domingo, 31 de dezembro de 2017

GIGANTES BRASILEIROS

Conheça alguns dos maiores animais brasileiro. Nossa biodiversidade impressiona todo o mundo. Ser gigante não significa necessariamente ser fácil de ser visto. Alguns dos maiores animais da natureza têm um comportamento tímido ou sabem se camuflar muito bem, mantendo-se misteriosos.


O Brasil é terra de gigantes, possui uma fauna rica e diversificada, em contrapartida a situação dos animais silvestres é preocupante.Uma espécie pode ser extinta por diferentes motivos, mas aqui no Brasil os principais motivos são o tráfico de animais, a poluição, as queimadas e o desmatamento dos habitats naturais desses animais, que dificulta em muito a luta das espécies pela vida.

HARPIA
Com aproximadamente dois metros de envergadura de asas abertas e com garras do mesmo tamanho das de um urso-pardo, a harpia, também conhecida como gavião-real, é considerada a ave de rapina mais poderosa do mundo. Mesmo com esse tamanho todo, ela voa de maneira tranquila e habilidosa entre as árvores da floresta. Quando ela fecha suas garras, é capaz de exercer uma força de até 50 kg, esmagando os ossos de preguiças, macacos e aves de médio porte. Harpia é a maior águia encontrada no Brasil e corre o risco de desaparecer. O casal é monogâmico e constrói ninhos em formato de plataforma no alto das árvores, principalmente as da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica. Devido ao desmatamento e alteração do hábitat, a ave é dificilmente avistada em boa parte do Brasil

ANTA
Anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero herbívoro do Brasil e pertence à família Tapiridae. O animal de grande porte pode medir até 2 metros de comprimento e pesar até 250 quilos. Tem focinho alongado que lembra uma pequena tromba. Pode ser encontrado em todo país, embora esteja quase extinta na Caatinga. A anta é uma excelente nadadora e mergulha rapidamente quando se sente ameaçada. Na Amazônia, ela visita saleiros naturais para conseguir os alimentos que não obtém em sua dieta de folhas e frutos. Anta é o maior mamífero herbívoro do Brasil e chega a pesar 250 quilos. Alimenta-se de galhos, gramíneas, plantas aquáticas, cascas de árvores, folhas de palmeiras e também frutos como cajá, jamelão e açaí.
Vive entre a vegetação da floresta e geralmente procura alimento em matas e pastos, ao anoitecer. A gestação pode durar até 439 dias e dela nasce um filhote. O bebê tem listras brancas para se camuflar e vive com a mãe até os dois anos.

COBRA
A Amazônia não teria sua fama se não fossem por essas duas espécies: a surucucu e a sucuri. A primeira é a cobra mais temida da floresta por ser a maior víbora das Américas. Ela pode chegar a medir 4,5 m de comprimento! Sua carapaça marrom amarelado tem desenhos negros em formato de diamantes. Esse desenho é uma ótima camuflagem, já que ela fica no chão da floresta onde há folhas secas iluminadas por pequenos fachos de luz douradas. Por sua vez, a sucuri é a cobra mais pesada da Terra, chegando a 250 kg. Na Amazônia, ela costuma ficar próxima a água, só esperando os animais se debruçarem para matar a sede. Devido ao seu tamanho, ela consegue alimentar-se de presas enormes, como a anta.

JACARÉ-AÇU
O seu corpo é preto com faixas amarelas. Os olhos e narinas são grandes e os permite ficar semi-submersos. Alimentam-se de caranguejos, peixes e pássaros. Para nadar, eles utilizam o movimento ondulante da cauda. O jacaré Açu é o maior de todos os jacarés, podendo chegar até 6 metros de comprimento e até 300 quilos de peso. A reprodução ocorre uma vez por ano, em média, as fêmeas pões de 40 a 50 ovos. Os jacarés jovens devem ter cuidado, pois corre o risco de ser devorado assim que nasce por jiboias ou outros jacarés adultos. Sua média de vida é de 80 anos, mas pode chegar aos 100. Habitat: Rios e lagos da bacia Amazônica. Hoje em dia, o jacaré Açu está ameaçado de extinção, pois seu couro é muito cobiçado e sua carne muito saborosa. Os fazendeiros geralmente os matam os matam porque representam perigo para suas criações. O jacaré Açu também é conhecido por ‘caimão-preto’, ‘jacaré-aruará’ ou jacaré-gigante.

PEIXE-BOI
O peixe-boi é um animal mamífero, de grande porte e corpo arredondado. São animais aquáticos que habitam águas doces e salgadas. Costumam ser solitários e não formar casais ou grupos. Por ser um mamífero, precisa vir à superfície de tempo em tempo para respirar. Por isso, prefere viver em águas rasas. O peixe-boi alimenta-se, principalmente, de plantas aquáticas e semi-aquáticas. A reprodução do peixe-boi é lenta e o período de gestação é de 13 meses. O filhote alimenta-se do leite materno e só após alguns meses começa a ingerir vegetais. No Brasil, ocorrem duas espécies de peixes-bois: o peixe-boi marinho e o peixe-boi da Amazônia. As principais ameaças de extinção desta espécie são a caça e também os ferimentos provocados pelas hélices dos barcos motorizados. Ameaçada de extinção na atualidade, a espécie apresenta condição vulnerável. Em seu habitat natural e preservado, os animais desta espécie vivem, em média, 45 anos.

ARANHA
Conhecida como aranha-golias-comedora-de-pássaros, ela é nativa do norte da Amazônia brasileira, Suriname, Venezuela e Guiana. Trata-se da maior espécie de tarântula do mundo — Theraphosa blondi — e do maior aracnídeo em massa corporal, podendo ultrapassar os 30 centímetros! Isso significa que ela tem o tamanho aproximado de uma pizza pequena. O comportamento das aranhas-golias é considerado bem agressivo, e suas picadas, apesar de seu veneno não ser muito tóxico para os humanos, podem provocar náuseas, sudorese e muita dor, e os pelos presentes em seu abdome e patas podem provocar muita irritação cutânea e nas vias respiratórias. Mas não se preocupe, pois essas tarântulas só atacam pessoas quando se sentem ameaçadas, emitindo uma espécie de chiado como sinal de alerta.

ARARA-AZUL
A arara-azul é a maior espécie da família Psittacidae no planeta. Da ponta do bico até a ponta da cauda, um indivíduo adulto pode atingir 1 metro de comprimento e a pesar 1,3 kg. A arara-azul ou arara-grande, como todo psitacídeo, vive rigorosamente aos casais. Quando não estão juntos no ninho, buscam as áreas de alimentação. As árvores mais procuradas são as frutíferas (jabuticabeira, goiabeira, mamoeiro e outros). Os cocos de muitas palmeiras também são muito procurados pela arara-azul, sendo que a espécie desce ao solo para apanhá-los (buriti, tucum e carandá). É uma espécie ameaçada de extinção no Brasil e vulnerável de acordo com a União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN). Também está listada no apêndice I do Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (Cites), ou seja, o risco de extinção está associado ao comércio e sua comercialização só é permitida em casos excepcionais, mediante autorização expressa.

BESOURO
Conhecido como “Besouro Titan”, o Titanus giganteus não é apenas um inseto grande, ele é o maior besouro do mundo, na qual um adulto, pode facilmente chegar a medir 15 centímetros, mas já existem registros desta espécie com 20 centímetros. Ele também está entre os maiores e mais pesados insetos já conhecidos pelos entomólogos. Os indivíduos adultos não se alimentam e vivem às custas de reservas de energia acumuladas durante sua fase larval. As larvas não são encontradas facilmente, mas os pesquisadores garantem que possam ser tão robustas quanto os adultos. Os adultos são tão grandes e pesados que não podem voar partindo do chão. Quando precisam alçar voo, sobem em alguma árvore de onde partem para um voo curto e desajeitado. As fêmeas do nunca são vistas, isso porque, elas esperam que os machos as encontrem para acasalar e ficar quietas escondidas e por causa disso, seus ovos, assim como as larvas são raramente vistos. 
O Animal mais forte do Brasil e do mundo é o besouro rinoceronte, que vive na América do Sul e pode erguer 850 vezes o seu próprio peso.


TATU-CANASTRA
Em tese, parece fácil avistar algo do tamanho de um porco, coberto de escamas e com garras de até 20 centímetros semelhantes a uma pequena espada. Mas o tatu-canastra é ótimo em se esconder e, por isso, cientistas tiveram que instalar câmeras secretas para poder entender mais sobre o animal. Pouquíssimas pessoas já viram um tatu-canastra na natureza. Com peso de até 50 quilos e alcançando no máximo 1,5 metros de comprimento, trata-se da maior espécie de tatu no planeta – mede quase o dobro de seus "primos" na mesma família. O tamanho, no entanto, não o ajuda a se enrolar em forma de bola para se proteger, como fazem outros tatus. Em vez disso, ele cava tocas subterrâneas com suas garras e só se aventura para fora durante a escuridão. O tatu-canastra é considerado uma espécie vulnerável por causa da caça e destruição de seu habitat.


ARIRANHA
A ariranha (Pteronura brasiliensis) pode chegar a 2 metros de comprimento. O animal vive em habitats abertos em grandes grupos familiares e pode ser facilmente avistado. Mas, enquanto consegue lidar com seus predadores naturais, como o jacaré e a onça-pintada, a ariranha acabou sendo uma grande vítima da caça, provavelmente por causa de sua personalidade dócil e curiosa. Seu couro já foi bastante valioso e seu comércio foi proibido em 1975. Hoje em dia, no entanto, a ariranha está ameaçada pela atividade humana na Amazônia e no Pantanal.

CAPIVARA
A capivara é a maior espécie da ordem dos roedores, podendo atingir até 1,35 metro de comprimento e pesar 80 quilos. Os membros da espécie vivem em grupos que têm entre dez e vinte animais e são encontrados, sobretudo, na América do Sul. É um animal dócil e costuma viver em regiões às margens de rios e lagos. Utilizam a água como refúgio dos predadores, pois conseguem ficar submersas por alguns minutos. Esta espécie animal possui uma grande agilidade para nadar.. Uma fêmea costuma gerar, em cada gestação, de 2 a 8 filhotes. Um animal adulto pesa em média 80 kg com 1,20 metros em média. Tempo de vida: de 15 a 20 anos em média sua cor é marrom.

ONÇA-PINTADA
A Onça-Pintada, também chamada de Jaguar, é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, depois dos tigres e dos leões. As onças-pintadas vivem geralmente em densas florestas. Estão espalhadas na América do Norte, Central e Sul. Em seus habitats naturais elas vivem cerca de 15 anos. Se criadas em cativeiro, a expectativa de vida pode aumentar aproximadamente 10 anos. São animais noturnos. Ou seja, elas caçam durante à noite e dormem durante o dia perto dos rios ou nas árvores. Vale citar que são ótimas nadadoras e durante muito tempo ficam na água. possuem dentes fortes e afiados para triturarem seus alimentos crus, além de mandíbulas alongadas e muito fortes. Sua mordida é considerada uma das mais fortes do reino animal. Atacam geralmente a cabeça e o pescoço do animal que pode morrer na hora por lesões cerebrais ou sufocamento, visto a força e a eficácia de sua dentada.

TAMANDUÁ-BANDEIRA
O tamanduá bandeira é um animal muito engraçado, que não possui dentes e se alimenta de formigas, cupins e larvas de besouro. Seu bico comprido faz com que ele pareça um aspirador. Sua língua longa e coberta com uma saliva pegajosa facilita o seu trabalho na hora de se alimentar. Os insetos grudam nela com muita facilidade e rapidamente são engolidos. Ele chega a medir 2,20 metros, pesa até 45kg, tem uma cauda grande e com pelos grossos e compridos e um focinho longo. Usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins. A espécie é encontrada em campos limpos, cerrados e florestas. Apesar de ser mais comum em áreas de cerrado, usa ambientes de floresta para repouso e abrigo, durante as horas mais quentes do dia, e utiliza os campos limpos para se alimentar quando as temperaturas estão mais amenas. . A gestação dura aproximadamente 190 dias e geralmente nasce apenas uma cria. Os filhotes são amamentados durante várias semanas, período em que a mãe os leva nas costas. Às vezes, a mãe costuma abandonar a cria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...