Pesquisar no blog

sábado, 9 de dezembro de 2017

QUEBRA-OSSOS


Não é só a aparência dessa ave de rapina que surpreende. Por incrível que pareça, o quebra-ossos tem esse nome por ser a única espécie a se alimentar quase exclusivamente de ossos. Eles desempenham o que podemos definir como a última função no processo da cadeia alimentar. A maior parte de sua dieta é constituída de ossos!


Eles aproveitam a medula óssea, fonte enorme de proteína que acaba não sendo aproveitada pelos outros animais. Detalhe: são as únicas aves especializadas nesse tipo de alimento.
 
O abutre-barbudo (Gypaetus barbatus) é um abutre originário das montanhas da Europa, Ásia e África. Tem plumagem dorsal escura e ventral castanho-clara e a cabeça e o pescoço emplumados. Também é conhecido por abutre-das-montanhas, abutre-dos-cordeiros e quebra-ossos. Ave de grande porte atinge 13 quilos de peso, 1,10 metros de comprimento e 2,75 a 3,08 metros de envergadura. 

O abutre-barbudo preenche um nicho ecológico altamente especializado, já que se alimenta quase exclusivamente de ossos (que engole inteiros ou atira ao solo em voo, para comer a medula óssea, uma fonte de proteína não aproveitada por outras espécies necrófagas. Daí não possuir o pescoço sem penas dos demais abutres, que não lhe conferiria qualquer vantagem evolutiva, pois não enfia a cabeça no interior das carcaças.

O esôfago e papo dessa ave são como elásticos preparados para ingestão de ossos razoavelmente pequenos. Ossos grandes, como fêmur, exigem uma técnica especial. Eles carregam com os pés até uma superfície dura e solta o osso lá, fazendo ele se quebrar em vários pedaços. Aí pousam e a refeição está pronta! Mas se você acha que essa é uma tarefa fácil, está enganado: alguns abutres jovens podem levar 7 anos para aprender tal façanha (é preciso saber como e onde jogar os ossos). Já a digestão fica por conta do potente suco gástrico no estômago.


O processo evolutivo fez com que adquirissem habilidades para tal. Para eles conseguirem deixar os ossos comestíveis e terem uma ingestão mais fácil, transporta-os para áreas com solo rochoso e depois jogam do alto para que possam quebra-los. Depois de largar o osso, o abutre barbudo desliza para baixo para inspecioná-lo se está suficientemente rachado. Eles podem repetir o mesmo processo muitas vezes, até conseguirem transformar seu alimento da forma desejada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...