Pesquisar no blog

sábado, 10 de março de 2018

CHOCOLATE, UMA RELAÇÃO DE AMOR E ÓDIO

O cacaueiro é originário da chuvosa Bacia do rio Amazonas, na América do Sul. tendo sido dispersado para as regiões tropicais da América Central e Norte. Chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor. Infelizmente o chocolate brasileiro tem menos cacau que no resto do mundo.


A principal matéria-prima do chocolate foi cultivada primeiramente na Amazônia, onde já existia em estado natural. Depois, pelo rio Amazonas, passou para o Pará e pelo mar chegou finalmente à Bahia, onde melhor se adaptou ao solo e ao ambiente marinho. Um dos benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo porque ele é rico em calorias, mas existe diferentes tipo de chocolate que têm composições muito diferentes e, por isso, os seu benefícios para a saúde também são muito distintos.
As diferenças entre os tipos de chocolate existentes são:
  • Chocolate branco - não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.
  • Chocolate ao leite - é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.
  • Chocolate meio amargo - é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
Trinta gramas de chocolate têm em média 120 calorias. Para que estas calorias não se tornem gorduras acumuladas, o ideal é comer o chocolate no café da manhã ou no máximo como sobremesa após o almoço, pois assim, estas calorias serão gastas durante o dia. Se comer o chocolate a noite, quando o corpo fica em repouso, estas calorias à mais provavelmente serão depositadas como gordura.
Estudos indicam que, além de ser uma delícia, o chocolate pode ser um ótimo amigo da saúde. Os benefícios do chocolate amargo ou meio amargo são, principalmente, melhorar a circulação sanguínea e prevenir o câncer, devido a sua riqueza em antioxidantes. Outros benefícios do chocolate amargo são:


Diminui o estresse
Por quê? Você pode não reparar, mas seu chocolate favorito serve de calmante.
Como funciona? Chocólatras apresentam níveis menores de hormônios do estresse circulando no sangue.

Serve como anti-inflamatório
Por quê? Dois quadradinhos de chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crônicas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto.
Como funciona? Esse tipo de chocolate é rico em flavonoides, componentes que destroem os radicais livres que causam a inflamação.

Melhora o humor na hora
Por quê? A mesma quantidade de chocolate meio amargo indicada no item acima tem o poder de deixar qualquer mulher mais feliz.
Como funciona? Chocolate meio amargo também libera serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Aumenta nosso tempo de vida
Por quê? Pode comemorar: duas barras de chocolate por semana garantem um ano extra de vida!
Como funciona? O cacau tem quase duas vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, retardando o envelhecimento de todo o nosso corpo.

Previne derrames
Por quê? Quem come quatro pedacinhos de chocolate pelo menos uma vez por semana tem 22% menos chance de ser vítima de um acidente vascular cerebral. Só não vale abusar da quantidade: são só quatro quadradinhos, combinado?
Como funciona? Os grãos de cacau são carregados de substâncias que ajudam a manter nosso sangue fino e as artérias limpinhas, melhorando a irrigação sanguínea no cérebro.

Turbina os músculos
Por quê? Cientistas norte-americanos garantem que comer uma barrinha pequena de chocolate diariamente aumenta o fluxo sanguíneo no organismo em pouco menos de duas semanas.
Como funciona? O aumento do fluxo sanguíneo melhora também a oxigenação dos músculos, preparando-os para a ação. Você se sentirá mais disposta e com mais resistência até para fazer uma simples caminhada.

Chocolate ou Sexo?
As fontes que explicam as sensações de bem-estar, tanto no chocolate como no sexo, são as mesmas. O doce, que costuma ser associado ao prazer sexual, possui compostos - como a dopamina, a serotonina e a feniletilamina - que oferecem sensação de bem-estar e afastam a ansiedade.

Pergunta de botequim.
Mulher: O chocolate satisfaz mesmo quando amolece.
Homem: Depois de comer não precisa ficar abraçado com a embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...