Pesquisar no blog

domingo, 18 de março de 2018

BESOUROS E SEUS PAPÉIS NO ECOSSISTEMA

Ter uma compreensão básica das características de besouros, pode ajudá-lo(a)aprender a identificar os tipos que prosperam em sua área. Alguns são pragas que representam grandes ameaças econômicas, porém, muitos outros executam funções vitais no ecossistema. Por que esse besouro é tão importante? O que ele faz? Em que ele contribui para o meio ambiente? Essas são perguntas que muitos não fazem ideia da resposta.


Quem já não se assustou com o voo estridente de um besouro sobrevoando as plantas? Esses seres fazem parte de um mundo animal ainda desconhecido e são geralmente marginalizados por serem chamados de insetos horripilantes. Embora quase sempre pequenos, os besouros possuem articulações firmes e fortes, capazes de agarrar a fêmea ou cortar um galho.
Se você já assistiu o filme “A múmia” deve estar na duvida se o escaravelho entra na nossa pele. Não, escaravelhos não entram na pele humana. Mas tem importantes significados para os egípcios. Na civilização egípcia o escaravelho era símbolo cíclico do sol e da ressurreição. Era usado como amuleto porque se pensava que encerrasse em si mesmo o princípio do “eterno retorno”. Esses besouros eram adorados no culto que se prestava ao deus Khepera/Khepri, também chamado de Ra. Essa divindade, considerada criador e pai de todos os deuses, tinha a figura de um corpo humano, mas uma cabeça de escaravelho. Além disso, colocavam nas múmias um escaravelho no lugar do coração. Isso porque eles acreditavam que, na pesagem das almas, o coração era a testemunha moral do falecido, o julgamento de sua consciência. E o amuleto na forma de escaravelho devia impedir o coração de testemunhar contra o morto. Os escaravelhos eram ainda utilizados pelos egípcios como ornamento em anéis, pingentes e selos.


ALGUNS DOS BESOUROS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:


JOANINHAS
Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. Abundantes na maior parte da América do Sul e do Norte, as joaninhas são talvez o mais reconhecível de todos os besouros, e um dos mais benéficos. De cor brilhante com pontos pretos, elas comem os pulgões que destroem plantas, e são bem vistas vindas entre jardineiros e agricultores. Um dos maiores predadores do mundo dos insetos. Elas às vezes são confundidas com besouros-da-figueira, que têm exoesqueletos de cor laranja e quatro pontos pretos. No entanto, as semelhanças param por aí. Besouros-da-figueira são longos e cilíndricos e, ao contrário de joaninhas, suas cabeças são de cor laranja. Joaninhas são excelentes predadores, em suma maioria, alimentam-se de ovos e larvas de outros insetos, influindo de forma direta neste ecossistema. Em algumas culturas, são consideradas como papel regulador, agem no controle biológico, proporcionando então, proteção a diversidade, contribuindo também para fertilidade do solo. As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídios, moscas da fruta, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas destacam-se por serem benéficas pelos agricultores.

ESCARAVELHOS
Dichotomius Anaglypticus também conhecido como rola-bosta, eles executam uma importante função ecológica, alimentando-se de material não digerido nas fezes de animais e reintegrando compostos no solo. Eles muitas vezes são coloridos, variando de cobre a verde metálico. Algumas espécies vivem dentro de esterco tornando-o mais biodegradável. Outros cavam tuneis no solo e sugam a umidade nutritiva da terra. É extremamente importante para o solo, pois evita a perda de nitrogênio, aduba o solo, diminui a liberação de amônia, aumenta a aeração do solo. Isso se deve ao seu ciclo de vida, através do qual ele cava galerias e deposita nelas as fezes dos mamíferos, principalmente dos bovinos; contribui com os pecuaristas, pois é o principal agente controlador da "Mosca-de-chifre" e de outros ectoparasitas, através do enterro das fezes frescas, as quais impedem a eclosão dos ovos; quebra as fases de desenvolvimento dos parasitas gastrointestinais nos bovinos, auxiliando no controle das verminoses; contribui na limpeza das pastagens, evitando, assim, o sub-aproveitamento das pastagens porque, como se sabe, os bois não se alimentam em áreas que defecam.
Utilização dos excrementos pelo besouro.
A - As bolas são feitas, roladas, defendidas e enterradas por um macho acompanhado por uma fêmea que somente coopera na confecção da bola. Eles constroem dois tipos de bolas: as bolas-alimento para os adultos e as bolas-ninho, estas últimas moldadas mais cuidadosamente e enterradas em profundidades maiores.
B - A fêmea escava túneis, abaixo ou a redor do bolo fecal, que podem terminar em câmaras situadas em profundidades que variam geralmente de 30 cm a 1,0m, de acordo com a compactação do solo. O macho corta pequenos pedaços de excremento e os entrega à fêmea, que leva o excremento para o fundo e, após moldagem apropriada, deposita um ovo em cada ninho.
C - Os adultos penetram nos excrementos e aí procuram se alojar durante os períodos mais frios e secos do ano, quando as espécies do outro grupo estão inativas. Dentro dos excrementos eles permanecem vivendo e se alimentando até que os mesmos sejam consumidos e desintegrados


CARUNCHOS
Há cerca de 60.000 espécies de caruncho, que são uns dos besouros mais destrutivos do mundo. Carunchos do trigo devoram grãos de cereais tanto nos celeiros como em outra instalação de armazenamento. Caruncho-do-algodoeiro erradica flores de algodão. Devido às suas capacidades destrutivas, os cientistas empreendem esforços para compreender todas as fases do seu desenvolvimento, para que eles possam ser controlados. Dado o número de espécies, as suas características físicas variam bastante, mas todos têm partes bucais distintivas que lhes permitem chupar nutrientes de plantas. Eles têm outra distintiva forma estrutural, a qual abrange toda a família. Os entomologistas descobriram que os carunchos têm algo parecido com parafusos em suas pernas, o que lhes permitem subir e se agarrem às plantas de forma mais eficaz. Eles são menores do que a maioria de seus colegas, geralmente alcançando apenas 7 mm de comprimento

BESOURO-HÉRCULES
Dynastes hercules é provavelmente um dos maiores do mundo, essa espécie habita em uma vasta variedade de locais em busca de presas. Eles podem chegar a 17cm de comprimento. Eles se alimentam de criaturas de corpo mole, como vermes e larvas, portanto, eles têm um papel significativo no controle de pragas. Uma característica notável deste tipo de besouro é que ele não voa. Esses insetos são capazes de levantar 850 vezes seu próprio peso. Isso é equivalente a um humano de 70 quilos poder levantar 60 toneladas.


Apesar de seus benefícios, alguns besouros causam muitos danos à agricultura, fazendo com que agricultores percam plantações inteiras devido às infestações. Através desta reflexão das utilidades do besouro, podemos, assim, dizer que realmente ele tem grande importância junto ao meio onde vive

4 comentários:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...