Pesquisar no blog

quarta-feira, 7 de março de 2018

NEM TODO HERÓI USA CAPA

Muitas pessoas saem correndo para matá-los, pensando que esses animais podem ser prejudiciais. Alguns, claro, são, mas em compensação têm muitos que são extremamente benéficos. Principalmente para sua produção agrícola caseira. Manter certo nível desses bichinhos na horta é fundamental para um controle biológico. 


ABELHA 
Uma colmeia não é apenas importante para a produção de mel. As abelhas são extremamente eficazes no processo de polinização, essencial das algumas plantas. Sua importância é tão grande, que alguns apicultores alugam suas criações para agricultores polinizarem suas plantações. A presença de abelhas indica que há diversidade e que as flores vão se multiplicar. Não as extermine. Agora, se o enxame for muito grande, chame o corpo de bombeiros para uma orientação mais adequada. As vespas e marimbondos, ambos se alimentam de insetos, aranhas e até aquelas lagartas que devoram folhas. 

JOANINHA 
Inimigas naturais e uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos. Uma joaninha é capaz de devorar 200 pulgões em um dia. 

MINHOCA 
Um dos principais fatores de sucesso de uma boa horta, a minhoca cava túneis e buracos que, além de arejar o solo para que as plantas “respirem” melhor, escoa a água da chuva e de irrigação. A minhoca também despeja suas fezes no solo e colabora na produção do húmus, matéria orgânica que inclui fezes e decomposição de animais e restos orgânicos de plantas. O húmus é essencial para o enriquecimento e fortalecimento do solo. 

LIBÉLULA 
Conhecida como a ave rapina dos insetos, a libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais. Segundo biólogos, elas comem sem parar e, apesar da aparência frágil, são capazes de consumir até 30 moscas em um dia. Sua horta será protegida senão não for localizada em lugares onde habitam grandes predadores da libélula, como grandes aranhas, rãs e sapos. 

ARANHAS
Principais predadoras, as aranhas comem mais pestes e insetos prejudiciais que todos os outros bichos juntos. Portanto, pense duas vezes antes de pisar naquela pequena aranhazinha que resolveu dar uma voltinha em seu jardim. Claro, tome o maior cuidado quando estiver por perto: as aranhas, para se defender, podem atacar o homem também. 

LAGARTIXA

 Lagartixa é bem urbanizada e pode ser vista escalando muros de casas e outros prédios em busca de insetos que são atraídos para as luzes. Lagartixa morde? Morde. Morde muito! Mas, não você. Há pessoas que tem pavor destes bichinhos que andam pelo teto e pelas paredes. Porém, não existe razão para isso: elas são inofensivas para os humanos. Ah! Lagartixas não têm veneno, pelo contrário, elas são animais que trazem benefícios. Se alimentam de insetos como moscas, baratas, pequenas aranhas, mariposas, traças e mosquitos . 

PERCEVEJO 
Junto com os escaravelhos, os percevejos constituem o “exército dos mais temidos” das hortas. As pequenas pestes, como pulgões e formigas que se alimentam do caule e das plantas, tendem a fugir do habitat de percevejos. As que ficam são devoradas por eles, que ajudam a manter o controle biológico da horta. O excesso de percevejo pode virar praga. 

LOUVA-DEUS 
Embora seu nome possa indicar uma vida beata, o comportamento dos louva-a-deus na natureza não tem nada de cristão. Fazendo valer a lei do mais forte, eles costumam ser implacáveis em sua busca por alimento. Caçadores pacientes, esses insetos sabem o momento certo para atacar a presa com suas mandíbulas potentes e deixá-las imóveis com ajuda das patas serrilhadas. Com a geopolítica de “passou, é menor que eu, estou caçando”. Sua cabecinha pequena, olhos separados parecendo um ponto e com cara de mau. E, ao contrário de sua fama, não é venenoso e só come outros insetos, jamais vegetais. 

NEUROPTERA (bicho lixeiro) 
Esse delicado inseto tem um nome popular não tão simpático aqui no Brasil: bicho lixeiro. Enquanto em inglês o nome é Lacewings (asas de renda). Mais meigo né? A meiguice se dá pela fase adulta de uma neuroptera, que é como na foto. E o nome brasileiro faz jus a fase de larva quando são vorazes predadores de pulgões, ácaros e cochonilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...