Pesquisar no blog

domingo, 1 de outubro de 2017

SUPER HERÓIS DA NATUREZA

Não são criações da Dc Comics ou Universo Marvel. São reais e estão por ai no reino animal. São recheados de talentos incríveis e surpreendentes. A espécie humana pode ser a dominante, mas tem um monte de coisas que só os outros animais podem fazer e que são de nos dar a maior inveja. Eles têm habilidades extraordinárias; Mudar de forma, imortalidade, supervisão, regeneração, levitação, previsão e supersom. Conheça alguns destes superseres da nave mãe Terra. 




ANDAR SOBRE A ÁGUA 
A capacidade de andar sobre a água nos parece algo bíblico possível apenas com o próprio Jesus. No entanto, dentro do reino animal, não é um poder tão santo. O lagarto comum basilisco (Basiliscus basiliscus), também conhecido como “lagarto Jesus Cristo”, tem essa capacidade curiosa. A incrível façanha é possível devido à física. Lagartos adultos tendem a pesar cerca de 200 gramas. Usando suas patas traseiras para impulsionar-se, ele geralmente percorre uma distância máxima de 5 metros na água antes de afundar. Três passos são necessários: primeiro, o lagarto bate o pé contra a água movendo-a verticalmente para baixo; em seguida, move o pé para trás; e, finalmente, traz o pé para fora da água num movimento para trás e retorna a posição inicial.

SER IMORTAL 
Quando a Turritopsis nutricula atinge a sua forma adulta de 4,5 milímetros, ao invés de envelhecer e morrer, ela simplesmente reverte para os seus estágios iniciais de vida. Seu corpo se reduz, os tentáculos retraem, e a água-viva é capaz de iniciar o seu ciclo de vida de novo, indefinidamente. Sim, este animal pode viver para sempre, enquanto conseguir evitar a boca de seus predadores no mar.

REGENERAR 
Quando um órgão falha ou perdemos um membro, não temos muito o que fazer. Precisamos de transplantes e próteses. Se seres humanos fossem parecidos com os axolotes, no entanto, simplesmente regeneraríamos nossas partes. Este anfíbio exótico tem a capacidade de regenerar codificada no seu sistema imunitário. Suas células imunes chamadas macrófagos se comportam diferente do que na maioria dos mamíferos. É por isso que eles podem se curar rapidamente de qualquer lesão. 

SUPER VISÃO 


O campo visual humano abrange cerca de 50-60 graus na horizontal e 50-70 graus na vertical. Isso parece bastante decente, não? É difícil imaginar ser capaz de ver mais do que o que já podemos. Para o camaleão, entretanto, este campo visual é motivo de piada. Este animal pode ver em 360 graus. Com uma anatomia ocular única, o camaleão pode girar seus olhos com um alto grau de liberdade. Também consegue alternar entre visão monocular e binocular. Isso permite que ele veja dois objetos separados com cada olho de forma independente ou concentre ambos os olhos em um objeto. O único outro animal que possui visão 360 graus é a libélula. Ela usa tal visão principalmente para fins de caça. De todos os insetos, é o que tem os maiores olhos. Isso não é surpreende, já que 80% do seu cérebro é dedicado ao controle e processo de visão.

MUDAR DE FORMA
O chamado polvo mímico pode mudar de forma fisicamente para se parecer com outro animal. Também consegue assumir personalidades e características das espécies que está imitando. Este talento é único no reino animal. Este polvo se passa por linguado, peixe-leão, água-viva e serpentes do mar, entre outros animais. 

PREVER O FUTURO 
Seria bom poder prever o futuro com precisão, não? Para alguns animais, a capacidade de sentir o perigo antes que aconteça é parte de seu instinto natural. As aves toutinegras são capazes de prever quando uma tempestade vai surgir, dias antes do fato. E as tempestades não são a única coisa que o reino animal pode prever. Em um nível mais pessoal, animais podem até nos alertar de problemas de saúde muito mais cedo do que nós poderíamos reconhecer os sintomas, como ataques epiléticos e câncer.  Em 2011, cães utilizados em um estudo japonês foram capazes de farejar câncer colorretal a partir de amostras de respiração de pessoas com uma taxa de precisão de 98%. Esta é uma habilidade fenomenal que poderia salvar as vidas de centenas de vítimas por meio da detecção precoce da doença. 

SUPERSOM 
Se você gritar o mais alto que puder, provavelmente vai chegar numa faixa de decibéis em torno de 90. O recorde humano foi alcançado por uma professora irlandesa que ironicamente gritou “silêncio” a 121,7 decibéis. Isso não chega nem perto da baleia azul. Maior animal vivo hoje, não é surpreendente que a baleia azul seja capaz de produzir o som mais alto que conhecemos: ela pode alcançar incríveis 188 decibéis. O barulho pode ser ouvido a partir de 800 quilômetros de distância, o que é o equivalente a berrar algo no Rio de Janeiro e ser ouvido para lá de Florianópolis. Pensa-se que as baleias azuis usam essa projeção para atrair parceiros do outro lado do oceano. Isso é muito mais alto do que um jato, cujo auge é em torno de 140 decibéis. 

Um comentário:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...