Pesquisar no blog

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

PORQUE A MATA ATLÂNTICA É IMPORTANTE PRA MIM

Glória de um passado distante, a exuberante Mata Atlântica entra num inferno de Dante. Restam algumas manchas de sobrevivência, que aos poucos vai sendo tomada pela especulação imobiliária. Mais de 600 anos de degradação e ocupação. Sobreviveu a ciclos econômicos: monoculturas do café e da cana- de- açúcar, a extração do pau-brasil e do ouro. Mesmo bastante degradada este bioma é de uma riqueza biológica impar. 

.

A Mata Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude. 

Foi um passado de glória. Um paraíso numa faixa que atravessava a costa leste do país, de norte a sul. Paisagens alternavam-se de forma surpreendente e contínua: manguezais, árvores enormes enfeitadas com bromélias e orquídeas, vegetação baixa no topo das serras, araucárias nas regiões mais frias. Era majestosa com nascentes e riachos cristalinos. Abrigava uma diversidade incalculável de animais, insetos e plantas. Durante os séculos iniciais da colonização portuguesa, ocupou o primeiríssimo lugar nas paradas de sucesso da terra do pau-brasil.
Mais de 600 anos se passaram e os áureos tempos ficaram para trás. Conheceu o purgatório. A duras penas sobreviveu aos ciclos econômicos que se sucederam – a exploração do pau-brasil, as monoculturas da cana-de-açúcar e do café – e ao estabelecimento de polos industriais. Hoje, restam pouco mais de 7% de Mata Atlântica – a exuberante cobertura verde pendeu, restam apenas manchas no território brasileiro. Mas não pense que esses 7% se referem a uma mancha contínua de vegetação. São fragmentos esparsos de floresta, ainda ameaçados pela caça ilegal, pela exploração predatória de palmito e de madeira e pela especulação imobiliária.
Apesar de bastante degradada(inferno), a Mata Atlântica continua sendo uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta, ou seja, uma área com uma riqueza biológica extraordinária, com espécimes da fauna e da flora, alguns deles ainda não catalogados. Como a floresta está fragmentada, as ilhotas de mata não têm ligação umas com as outras. Portanto, as espécies animais – e mesmo as vegetais – passam a se reproduzir entre elas mesmas, diminuindo progressivamente a diversidade de genes. Isso pode significar extinção, num horizonte não muito distante.

O QUE FAZER
Os corredores ecológicos são conexões, entre um fragmento e outro de floresta, formadas por uma rede de unidades de conservação, reservas, superfícies menos degradadas e parques. Tais áreas podem ser interligadas a partir de medidas simples, como a delimitação de novas reservas ou a expansão de uma zona de uso sustentável, a fim de que os animais possam ir de uma ilha de mata a outra. Desta maneira, consegue-se manter o fluxo de espécies dentro de trechos da Mata Atlântica, permitindo o intercâmbio genético. A preocupação com a saúde do bioma se justifica, principalmente, porque a Mata Atlântica apresenta altos índices de endemismo. Isso quer dizer que muitas espécies só ocorrem nessa floresta e em nenhum outro lugar.
Conforme a lei de crimes ambientais em vigor no Brasil, a coleta de qualquer espécie vegetal ou animal é proibida em toda a Mata Atlântica. Mas nossa mata está abandonada, entregue aos biocontrabandista, invasores, caçadores. A ocupação irregular também atinge essas áreas protegidas. Quase dois terços da população brasileira vivem em áreas anteriormente ocupadas pela Mata Atlântica. Um dos ecossistemas agregados à Mata Atlântica que também sofre com a especulação imobiliária são os manguezais.

COMO PRESERVAR
A conservação da biodiversidade visa contemplar formas inovadoras de incentivos para o uso sustentável da biodiversidade, tais como:
  • Promoção da recuperação de áreas degradadas 
  • Uso sustentável da vegetação nativa
  • Não compre animais e plantas silvestres ilegalmente
  • Evite o consumismo excessivo e desnecessário
  • Não jogue lixo na natureza
  • Denuncie o comércio ilegal, a caça e aprisionamento de animais
  • Denuncie o desmatamento 
PORQUE PRESERVAR
A Mata Atlântica significa garantia de abastecimento de água para mais de 100 milhões de pessoas. Parte significativa de seus remanescentes está hoje localizada em encostas de grande declividade. Sua proteção é a maior garantia para a estabilidade geológica dessas áreas, evitando assim as grandes catástrofes que já ocorreram onde a floresta foi suprimida, com consequências econômicas e sociais extremamente graves. Esta região abriga ainda belíssimas paisagens, cuja proteção é essencial ao desenvolvimento do ecoturismo, uma das atividades econômicas que mais crescem no mundo.
  • Regula o fluxo dos mananciais hídricos
  • Assegura a fertilidade do solo da região
  • Suas paisagens oferecem belezas cênicas
  • Controla o equilíbrio climático
  • Protege escarpas e encostas das serras
  • Fonte de alimentos e plantas medicinais
  • Lazer, ecoturismo, geração de renda e qualidade de vida

3 comentários:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...