Pesquisar no blog

sábado, 14 de outubro de 2017

MUDANÇA DE HÁBITO

Cansado de viver no meio urbano? Entre tanta violência, horas no trânsito, pessoas sem paciência e constantemente irritadas por causa do agito do dia-a-dia, barulhos em excesso, concreto. A cidade esta te cansando?  Você aposentou e tomou a sábia decisão de morar num sítio, chácara ou um pedacinho de terra afastado do centro urbano. Pois bem, mas não esqueça; Você é um "bicho urbano" e antes de tomar essa decisão precisa saber sobre algumas coisinhas...



Lembre-se, vai receber inúmeras críticas e também vários apoios portanto, você precisa saber o que realmente quer e não se deixar levar pelos comentários alheios. Aliás, prepare-se, pois neste momento já estará recebendo o rótulo de caipira, "roceiro", capiau ou ainda ouvindo as  expressões "tá na roça", "Foi pro mato".
Você é um "bicho urbano". Está costumado a lidar com bichos diferentes de sua espécie? Comece a treinar, porque é você quem vai estar invadindo o território deles. Eles já vivem lá, será normal encontrá-los passeando por aí, principalmente a noite. Tem alguma "treta", digo fobia,  ou não sabe lidar com insetos, anfíbios, répteis, artrópodes, etc.. É melhor então nem pensar em sair da sua rua de asfalto, mas levando em consideração o seu sonho de respirar um ar puro e ouvir todas as manhãs o canto dos pássaros na janela, vale a pena arriscar e encarar esses bichinhos de frente. Porque realmente são muitos; sapos, aranhas, mosquitos, lagartos, baratas, lagartas, cobras, escorpiões, grilos, besouros, etc.
Tô longe
Imagine-se num dia chuva bem  bucólico,  estica a rede na varanda pega-se um livro e boa leitura. Ou somente ficar deitado observando o silêncio, escutando a chuva cair no solo, nas árvores, o cheiro de terra toma conta do local. Entretanto se quiser algo mais radical, saia andando pelado sob a chuva, vai sentir o que é liberdade total. Depois toma uma dose de cachaça e um banho bem quente. Não há sensação melhor no mundo.

Entenda o que é viver na roça
  • Programar-se para as compras de alimentos, materiais de higiene, uso pessoal, etc.., pois na hora que mais precisar infelizmente não terá aquele "mercadinho" que havia antes na rua da sua casa para te salvar portanto, tenha uma Despensa - local da casa onde você costuma guardar mantimentos e outros produtos. Seu mercadinho.
  • Se ainda não sabe cozinhar direito...meu amigo, terá que aprender, pois como você não terá fácil acesso à supermercados, lanchonetes e padarias vai chegar um dia que você vai ter aquela vontade de comer alguma coisa que não sabe o que é. Então, é nessa hora que entram os seus dotes culinários. Lembrando que só fará alguma coisa se sua despensa estiver preparada.
  • Um dia pelo menos na semana você vai ter que sair do casulo, então tenha um meio de transporte. Um carro, uma moto ou uma bicicleta. Um carro é melhor, de preferência camionete! Mas, se você ainda não tem condições de ter alguma coisa do tipo, fique atento e procura saber se tem e quais os horários de ônibus que passa perto de sua casa. Porque geralmente em lugares assim, na área rural, costuma-se passar apenas uma vez ao dia, se perder, perdeu, só no dia seguinte.
  • Sempre tenha em casa velas, lanternas, lampião( não esqueça do gás). Normalmente na roça é comum acabar a energia. 
  • Dependendo do lugar, não há fornecimento de água tratada e sim o uso de água de nascente. Terá dias que você abrirá a torneira e vai sair uma água barrenta, principalmente depois da chuva. Procure saber as condições da água antes de consumir. Tenha em casa um filtro de barro e procure sempre ferver a água antes de encher o Filtro.
  • Não esqueça, todo roça que se preze tem seu fogão a lenha. E o combustível? Lenha, por isto, se não sabe operar esta tecnologia rudimentar, deve-se aprender a usar. Nada melhor que no dia chuvoso e frio ficar sentado a beira do fogão.
  • Tenha sempre algumas ferramentas úteis na roça, enxada, pá, rastelo, picareta, carrinho de mão, machadinha, facão, machado, martelo, jogo de ferramentas, parafusos, pregos. Você poderá precisar em qualquer momento. Se não sabe usa-las, aprenda pois vai necessitar. 
  • Aprenda a cultivar uma horta/ jardim. Plante flores, legumes, verduras. Qualquer coisa para que você se ocupe e não caia na rotina transformando seu sonho num verdadeiro tédio. Crie galinhas (carne e ovos de boa qualidade) tenha cachorro ( ótimo como vigia), se possível, tenha uma vaquinha, cabra, ( leite puro) e outros animas de seu interesse. Pode-se construir uma pequena represa e começa a criar peixes.
  • Não deixe o mato crescer muito ao redor de sua casa, pois isso trará mais bichos peçonhentos. Deixe algumas galinhas soltas no terreno, elas são ótimos “garis”. Comem de tudo, até pequenos animais peçonhentos.
  • Acostume-se a separar seu lixo, construa uma composteira que irá render excelente adubo orgânico.
  • Não esqueça, você é o usurpador por isto a horta tem de ser cercada, para as aves ou outros  animais não destruir sua plantação.
  • Se é viciado em internet, procure saber antes se naquele local é possível conectar se não, terá problemas.
Apesar dos obstáculos, não tem nada melhor que abrir a janela e se deparar com um paisagem campestre, montanhas, bosques, árvores, muito verde, aves, e vaquinhas. Ouvir os pássaros cantando, cada um com um timbre diferente. Mesmo em dias de chuvas tudo é divertido (e cheio de lama). A natureza é tão perfeita e complexa que cada dia você presta atenção num detalhe diferente que não havia reparado antes.
Último aviso...
Prepare-se.. Vai receber muitas visitas nos finais de semanas.

2 comentários:

  1. Também quero isto.. morar no campo, viver uma vida calma junto a natureza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E muito bom eu moro na rua mas vivo acampando com a família ❤❤

      Excluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...