Pesquisar no blog

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

RIO SÃO FRANCISCO PERDE UM “BERÇÁRIO”

A cena é preocupante. No leito da “extinta” Lagoa de Itaparica milhões de peixe agonizam e morrem. Barcos e canoas encalhadas compõem o cenário dantesco. Onde antes era um berçário de peixe do Rio São Francisco. Onde antes era sinônimo de fartura de peixes e muita água. SECOU!



Com 2200km de extensão a lagoa fica num área de proteção ambiental entre os municípios Xique - Xique e Gentio do Ouro, noroeste do estado da Bahia. É alimentada por pequenas nascentes e pelas águas do Velho Chico. Registro mostra o triste cenário da lagoa. Milhões de peixes agonizam e morrem. Há  meses não chove na cidade e a lagoa, que é a maior do município, está quase seca. As mortes têm sido causadas pelo baixo volume da água, que só chega a 10 centímetros de profundidade. Cerca de 10 mil peixes foram retirados vivos da lagoa por entidades ambientais do local e foram levados para o Rio São Francisco.


Por ter águas protegidas, tranquilas e mornas, a lagoa é considerada o berçário do São Francisco. Ali reproduzem grande parte de espécies nativas, os peixes desovam, os alevinos ficam crescendo e depois nadam em cardumes para o rio. Com a seca este ciclo é interrompido. É uma grande catástrofe ambiental. Toda teia alimentar vai sofrer consequências. 



O PROBLEMA
A devastação é resultado de uma confluência dos problemas hídricos que o país passa; seca, desmatamento, transposição das águas, poluição, assoreamento, evaporação dos espelho d’água ( o sol forte e sem chuvas aumenta este impacto).
A seca da lagoa é grave, mas apenas um dos sintomas que o Velho Chico passa. Sem uma ação ambiental imediata e urgente, o comprometimento do rio e da lagoa pode drástico, com consequências imensuráveis.


SOBRE A LAGOA DE ITAPARICA

Uma área de proteção ambiental (APA), esta localizada entre os Municípios de Xique-Xique e Gentio Do Ouro - BA. Fica em uma Unidade de Conservação e impressionava pela beleza dos espelhos d’água e pela presença das matas de carnaúbas, em sua margem. É possível avistar a lagoa de diversas partes das formações rochosas em Santo Inácio. A Lagoa de Itaparica possui 78.550 ha. É conhecida por suas belezas naturais, pela sua biodiversidade e pela presença constante dos carnaubais e plantas aquáticas como a vitória- régia. Além do belo visual oferecido em grande parte do ano, a lagoa de Itaparica atraia pescadores profissionais e amadores, pois ali se refugiam os maiores exemplares de peixes como curimatã, surubim e dourado, desejados por todos.



Referências  
g1.globo.com/
xiquesampa.blogspot.com.br
folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...