Pesquisar no blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

FAÇA SUA PARTE



A Vida Por um Frio. Você pode ajudar a evitar o efeito estufa

O problema do aquecimento global só vai ser resolvido com mudanças de larga escala, mas isso não quer dizer que você vai ficar parado colocando a culpa nos outros.






Pensando nisso, a revista americana New Scientist fez um guia de como cortar as suas emissões “pessoais” e ajudar a esfriar o mundo. Dê uma olhada, reflita e... mãos à obra.



Use ônibus e metrô

Aproveite as linhas de ônibus, trens e metrô da sua cidade. Substituir o automóvel por 30 km mensais já reduz 1 tonelada e meia por ano de gases do efeito estufa. Melhor ainda: se a viagem for curta, use meios de transporte como a bicicleta ou a caminhada, o que de quebra melhora a saúde e impede o sedentarismo.
Economia anual*: de 1,5 a 12



Menos carne
Parece ridículo, mas a flatulência do gado contribui muito para o efeito estufa. Cortar duas refeições por mês baseadas em carne e derivados do leite reduz a emissão de gases da sua família em um terço de tonelada. Além disso, privilegie a agricultura local – importados gastam combustível para chegar até aqui.
Economia anual*: 0,33 a 3,6





Vá devagar
Se não puder largar o carro, use-o melhor. Andar alguns km/h abaixo do limite de velocidade – em vez de ultrapassá-lo – economiza combustível e reduz as emissões. Manutenção em dia e substituição do petróleo por gás natural corta mais de 20% dos efeitos maléficos.
Economia anual*: de 2 a 12





Não voe
Um trecho curto em um avião libera tantos gases do efeito estufa quanto um motorista faz durante um ano. Ir de trem– um tanto inviável no Brasil – reduziria a poluição em 75%, mas mesmo aqui você pode fazer uma economia resolvendo o máximo de problemas por fax, telefone ou internet.
Economia anual*: de 1 a 3





Adube sua horta
Cada quilo de restos de alimentos jogado no lixo produz 2 quilos de metano – um gás 20 vezes mais destrutivo que o CO2 – depois de ser decomposto por bactérias. Dois terços dos alimentos descartados poderiam ser reaproveitados como adubo ou como vitamina – o que não só faz bem às plantas como diminui as emissões.
Economia anual*: até 1




 
Pratique os 3 erres
Reduzir, reutilizar e reciclar. Reduza o consumo excessivo de produtos (e a energia gasta para produzi-los). Não podendo, reutilize – coisas como embalagens e sacos de supermercado podem poluir um bocado. Se não, recicle: você não ecomiza a energia gasta para produzir o produto, mas ao menos poupa matéria-prima.
Economia anual*: infinita






 
Até na morte!
Junto com nossos corpos, enterramos muito concreto, aço, cobre e bronze (1,5 milhão de toneladas de concreto só nos EUA). Isso significa deixar como legado 1 tonelada extra de gases do efeito estufa. Ser cremado também significa queimar um bocado de combustível. A sugestão é optar por enterros mais simples e ecológicos, já oferecidos por empresas especializadas (veja em www.naturaldeath.org.uk).
Economia*: até 1

*Em toneladas de carbono por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...