Pesquisar no blog

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SERÁ QUE VAI CHOVER?



Será que vai chover?Quer saber? É só ficar ligado no que acontece ao seu redor.
Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é. (
Fernando Pessoa)


Quem quer saber se vai chover acompanha as previsões feitas pelos meteorologistas, que usam informações obtidas por satélites e computadores. Mas bem antes de todos esses equipamentos existirem, as pessoas já se preocupavam com as mudanças do clima e queriam saber quando era melhor começar a plantar as sementes ou quando podiam viajar com o gado, por exemplo. De olho na natureza, o homem aprendeu a decifrar indícios da chegada das chuvas. Fique de olho e tente perceber esses sinais.

BICHOS QUE DÃO A DICA
Dizem que andorinha voando baixo é sinal de chuva. E os cientistas descobriram que é verdade. Quando aumenta a umidade do ar, insetos como cupins e formigas saem de suas tocas para acasalar. Depois, aproveitam para escavar ninhos na terra molhada. Com os insetos fora de casa, as andorinhas, que se alimentam desses bichos, voam mais baixo e aproveitam para fazer um lanche caprichado. Outras aves também parecem voar mais baixo antes da chuva, pois nessas situações a pressão atmosférica diminuiu, o ar fica menos denso e elas têm dificuldade de subir mais alto no céu.

COMO DIZ O DITADO…
Há muitos provérbios e superstições sobre o clima. Não existe comprovação científica de que eles funcionem, mas muita gente garante que são infalíveis. Conheça alguns: 
- Gaivota em terra, tempestade no mar.
- Se depois da chuva vem nevoeiro, terás bom tempo.
- Quando o sapo salta, chuva não falta.
- Chuva miúda, o tempo muda.
- Trovão longe, chuva perto.
- Nevoeiro na serra, chuva na terra.

CÉU DE ALGODÃO
As nuvens podem dar pistas sobre mudanças no clima. Se estiverem escuras e carregadas, a chuva está bem próxima! Já se elas parecerem couves-flores bem grandes ou formarem riscos no céu, o tempo deve ficar bom. Um sinal de que deve fazer frio no dia seguinte é a presença de nuvens fofas ou baixas, formando uma espécie de véu brilhante no céu.



NO ESPELHO
Repare com um pouco mais de atenção em seu cabelo. Ele está mais escorrido do que o normal? Pode ser sinal de chuva. Isso costuma acontecer nos dias de verão, quando faz calor e o ar está úmido. A combinação de temperatura alta e umidade deixa os fios de cabelo mais pesados.





LOUCOS POR CHUVA
Os sapos, rãs e outros anfíbios têm a pele sensível ao calor e à luz do Sol. Por isso, eles costumam se esconder em lugares com sombra e só saem ao anoitecer. Mas, quando o ar fica mais úmido e está prestes a chover, essa turma se anima e sai das tocas. Quem anda pelo campo e encontra sapos, rãs e pererecas passeando já sabe: vem chuva por aí! Por essa razão, esses animais são chamados de meteorologistas da natureza.



DICA NA COZINHA
Até o sal avisa se vai chover! É que ele absorve água com facilidade. Vá até a cozinha e preste atenção ao sal em dias diferentes. Se ele parece molhado, absorveu a umidade do ar. E, se o ar está muito úmido, vem chuva ou frente fria por aí!





VOCÊ SABIA QUE…
- No Brasil, existem profetas da chuva? São agricultores experientes que vivem em regiões secas e ficam de olho nas plantas e nos bichos para identificar sinais de chuva.
- Os aviões têm equipamentos que medem a temperatura e a velocidade do vento? Essas informações ajudam os meteorologistas a fazer a previsão do tempo. 
- Alguns animais têm sentidos apurados e captam com mais eficiência do que os humanos informações do ambiente sobre vibrações, umidade e calor. 
- Em vários lugares, há rituais e danças para atrair chuva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...