Pesquisar no blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PORQUE NÃO PODEMOS ALIMENTAR OS BICHOS NA NATUREZA



É prejudicial à saúde alimentar os animais na natureza. Não dê Pipoca, nem guloseimas. Além de desmotivar os animais a buscar os próprios alimentos, dar comida aos bichos que vivem na natureza prejudica a saúde animal.



Não há exceção. A regra vale para todos os animais silvestres. Esse hábito desacostuma os bichos a exercer suas habilidades para conseguir o alimento, já que comer o que o humano oferece não exige esforço. Sem contar que uma comida inadequada pode provocar o desbalanceamento do metabolismo do animal. Para se aproximar dos animais, as pessoas sentem-se tentadas a oferecer balas, chocolates, pipocas e outros alimentos gostosos ricos em açúcares, sais e gorduras que, ingeridos em excesso, causam problemas até para o ser humano.  
Na natureza, os efeitos são mais graves, já que os bichos não escovam os dentes nem estão livres de doenças como diabetes, colesterol elevado e hipertensão, de difícil controle e tratamento sem auxílio veterinário. No caso de animais que vivem em ambientes urbanos, a alimentação indevida pode aumentar a reprodução de espécies que oferecem perigo à saúde humana, como pombos e ratos, por exemplo. Já os animais criados em cativeiro devem receber uma dieta elaborada de acordo com os alimentos consumidos pelos bichos em ambiente natural. Sem guloseimas, é lógico.
Postar um comentário