Pesquisar no blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

TÁ COM CALOR NÉ? PLANTE UMA ÁRVORE.

E ai... já plantou um árvore  hoje? As árvores tornam as nossas vidas mais agradáveis. Não só são bonitas de se contemplar como podem oferecer sombra agradável e bons esconderijos. Por que faz diferença que árvores sejam plantadas ou cortadas?  

As árvores nos fornecem madeira, combustível, alimentos, remédios, látex e outros produtos que usamos em nosso cotidiano. Também afetam o clima de nosso planeta. Sua existência – ou remoção – pode servir para fazer uma grande diferença no clima.
As árvores afetam o nosso tempo ( determinado por padrões de curta duração, ) e, com isso, o nosso clima, de três maneiras básicas: 
  • reduzindo a temperatura, 
  • reduzindo o uso de energia e 
  • reduzindo ou removendo os poluentes do ar. 
Cada parte de uma árvore, das folhas às raízes, contribui para o controle do clima.
  • As folhas ajudam a reduzir a temperatura. Elas refrigeram o ar por meio de um processo conhecido como evapotranspiração, que é a combinação de dois processos simultâneos: evaporação e transpiração (ambos liberam umidade no ar). Durante a evaporação, a água é convertida de líquido em vapor e evapora da terra, dos lagos, dos rios e até mesmo de pavimentos. Durante a transpiração, a água atraída da terra pelas raízes evapora das árvores. O processo pode ser invisível aos nossos olhos, mas uma árvore de grande porte pode transpirar 150 mil litros de água para a atmosfera a cada ano.
  • A raiz possui órgãos especializados para sustentação, absorção, armazenamento e condução da seiva, e é responsável pela retirada de água e nutrientes do solo. Outro benefício oferecido pelas árvores é a purificação da água. Além de proteger, ao envolver o solo, as plantas funcionam como um filtro natural e retentor de águas. Quanto mais árvores presentes nas cidades, melhor é o escoamento de água durante as tempestades e mais limpo o recurso será.

Evapotranspiração
Esse sistema externo de condicionamento de ar que as árvores fornecem reduz o consumo de energia em casa ou no escritório. A sombra fornecida por árvores decíduas( perde as suas folhas em época de seca) plantadas de maneira adequada refrigera edifícios nos meses de frio, permite que os raios quentes do Sol brilhem por entre seus galhos no inverno e também protege os edifícios contra ventos frios. Com algum planejamento, árvores plantadas em ambiente urbano podem ajudar a minimizar o efeito de ilha de calor que aflige muitas cidades.
As ilhas de calor são cidades que muitas vezes apresentam temperatura alguns graus mais elevada que a de seus subúrbios porque as áreas urbanizadas geram e aprisionam calor. Em Belo Horizonte, a variação de temperatura pode ser de até +12º C entre uma região e outra no mesmo horário.

Quando árvores crescem em áreas urbanas, tanto as temperaturas do ar quanto as das superfícies se reduzem. Foi constatado que plantar uma árvore na face Oeste e uma na face Norte de uma casa pode reduzir significativamente o consumo de energia. O Brasil localiza-se no hemisfério sul que por conseguinte, recebe os raios solares pelo hemisfério Norte. Enquanto o hemisfério oeste é onde o sol posiciona-se pós 12h e está mais "quente". Assim a sombra projetada será para leste/Sul onde sua casa estará posicionada em relação as árvores.
As folhas também filtram partículas do ar, incluindo poeira, ozônio, carbono, monóxido e outros poluentes atmosféricos. Pelo processo de fotossíntese, as árvores removem o dióxido de carbono (um gás causador do efeito-estufa) e liberam oxigênio no ar. As árvores armazenam dióxido de carbono, um processo conhecido como sequestro de carbono e – dependendo do tamanho da árvore – podem reter entre 16 e 360 quilos de dióxido de carbono a cada ano.

QUER MAIS?

Levante da cadeira e vá plantar uma, duas ou mais árvores.


imagens: arvore ser tecnológico

4 comentários:

  1. A VALE vai ter de plantar um mega floresta de arvores nativas. Destruiu Bento Rodrigues em Mariana, Brumadinho, Estado de Minas Gerais está em colapso.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de arrumar uma muda de quaresmeira para olantar na frente da minha casa, mas não sei onde ir pra arrumar a muda, ou onde coseguir.

    ResponderExcluir
  3. Não sei de onde se encontra. Mas em BH tem um empresa muito qualificada que comercializa mudas de alta qualidade. https://www.bhmudas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu bairro precisa, mesmo mais árvores,ele é muito pobre de árvores,onde será que consegue mudas?

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...