Pesquisar no blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

As abelhas desempenham um papel crucial na Terra – alguns até afirmam que, se elas se extinguirem, a humanidade será a próxima da fila. A falta de conhecimento da população sobre a importância das abelhas para o meio ambiente, é muito prejudicial. A maior parte das pessoas não conhece a nossa diversidade de abelhas, muito menos seu importante papel para o ecossistema. 



Estima-se que duas entre três plantas cultivadas no mundo dependam de polinizadores, como as abelhas e outros insetos, para produzir frutos e sementes. Pode-se dizer que um terço dos alimentos que chegam à nossa mesa precisam dos polinizadores para serem gerados.

Animal mais importante para sobrevivência das espécies
É por meio da polinização que acontece o processo de produção de frutos e sementes e a reprodução das plantas. Por isso, a polinização é um dos mecanismos mais eficientes na manutenção da biodiversidade. Para acontecer, o processo precisa dos operários da natureza, os polinizadores. Trata-se de animais e insetos, como abelhas, vespas, pássaros, borboletas, pequenos mamíferos e até mesmo o vento ou a chuva. Eles são responsáveis pela transferência do pólen entre as flores masculinas e femininas para que haja a reprodução. De todos os operários, as abelhas são os mais eficientes. São os agentes mais adaptados e os mais importantes no processo de polinização. Responsáveis por até 90% do transporte de pólen e fecundação das árvores nas florestas, as abelhas se tornam espécies inestimáveis para a manutenção da natureza, nascimento de novas árvores e indiretamente, até mesmo pela pureza do ar.
Se as abelhas sumissem da terra teríamos que lidar com um problema ecológico de grandes proporções, já que elas são responsáveis pela polinização de maior parte das plantas nativas, dependendo do bioma. O desaparecimento das abelhas causaria a extinção de boa parte da flora brasileira e de toda a fauna, assim como de todos os dependentes das espécies vegetais para alimentação. Portanto, sua preservação é de extrema importância para a manutenção – e saúde – de nossa cadeia biológica. As abelhas devem ter um ambiente apropriado para cumprir seu papel polinizador, e assim garantir a continuidade das espécies de flores e plantas. Muitas das quais servem como fontes de alimento para outros animais, inclusive o homem. 

E por que elas são tão importantes para nós? 
  • Além de fornecer um serviço essencial ao ecossistema, as abelhas trazem benefícios a sociedade na produção de alimento e agricultura. Algumas espécies de abelhas podem oferecer produtos de valor econômico, nutritivo ou medicinal, como o mel, pólen, própolis, cera e geleia real. 
  • A relação entre as abelhas e as flores funciona nos dois sentidos: ao mesmo tempo que as abelhas se beneficiam visitando as flores e colhendo ali o seu alimento, as flores se beneficiam da visita produzindo melhores frutos. Esta relação de protocooperação é denominada mutualismo. 
  • As abelhas cumprem um papel imprescindível, transportando o pólen entre as plantas, e garantindo assim a variação genética tão importante ao desenvolvimento das espécies, o equilíbrio dos ecossistemas, e a reprodução das espécies. 
  • Nunca é demais lembrar que as abelhas contribuem para que existam plantas suficientes para a produção de parte do oxigênio vital para toda a forma viva em nosso planeta. 
  • Se o desaparecimento continuar, cadeias e teias alimentares inteiras podem ficar em risco. As amendoeiras, por exemplo: a casca de sua castanha é usada para alimentar gado e galinhas. Menos abelhas significam menos amêndoas, o que pode levar a um declínio da pecuária e, por fim, menos produção de leite, queijo, ovos e carne. Sem contar que as amêndoas são usadas em cereais, culinária, e em outros produtos alimentícios. 
  • As consequências são severas, podendo levar a extinção de plantas, declínio de animais que as consomem, erosão do solo, escassez de água, aumento da poluição, diminuição de alimentos, dentre outros problemas. 
  • Todas as espécies de abelhas conhecidas desempenham algum papel na reprodução de pelo menos uma espécie vegetal, e isso contribui significativamente para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. 
Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...