Pesquisar no blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

PARA ONDE FOI A LAGOA QUE ESTAVA AQUI?

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, localizado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Brasil, ganhou da Organização das Nações Unidas em 2016 o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.


A propaganda oficial diz que o Conjunto Moderno da Pampulha, “Patrimônio da Humanidade” possui valor universal excepcional em função de grande significado para as gerações presentes e futuras da humanidade. 

Mas a verdade é outra

No meio de todo esse “Patrimônio do descaso de Belo Horizonte”, espécies da fauna e da flora locais tentam sobreviver. Pássaros fazem ninhos e mergulham entre as massas espessas. Capivaras se banham para espantar o calor e cágados parecem estar se afogando na água poluída e repleta de vermes. Jacarés tomam sol em ilhas de lixo. 
  • Não bastasse a degradação pelo esgoto que está presente em todo o espelho d’água, a poluição na paisagem do principal cartão-postal de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha também polui a atmosfera.  Contribuição para o aquecimento global, resultado direto da ação de bactérias sobre matéria orgânica em decomposição que libera gás metano. 
  • As placas grossas e malcheirosas de matéria orgânica e algas estão em todo corpo da lagoa. O mau cheiro e o encontro com excrementos tornam a visita extremamente desagradável. 
  • Os jardins já não mais existem nas praças: as flores, árvores (se é que existiram) e gramas deram lugar ao mato, ao chão batido. 
  • O descarte irregular do lixo: sacos plásticos, garradas, latas, restos de alimentos, embalagens diversas, recipientes de limpeza, preservativos, peças de automóveis e outros materiais. 
O estado da Lagoa da Pampulha, deixa bem claro o desinteresse brasileiro, mineiro, pela título recebido em 2016. Já não da mais para frequentar a orla, as praças, os monumentos. O descaso é gritante, mau cheiro, falta de banheiros, bancos, limpeza, segurança e falta de educação da população local e visitantes. 

Nem São Francisco consegue proteger esses pobres animais.







 Família de capivara


Jacaré

Frango d'água

Garça

Cágado

Pescador insistente


2 comentários:

  1. Meu Deus!!! Se lá esta deste jeito que é habitado pela classe AAA, nem quero imaginar como esta o resto da minha amada capital. O Brasil está virando um país de criminosos, ô dó. E não vem me falar que os culpados são os políticos. A culpa é de todos, ninguém respeita mais a natureza, a sociedade, o vizinho. Mais amor mineiros, é tempo de eleição, escolhem novos representantes e não as figurinhas repetidas que nunca fizeram nada ou somente atrapalharam o que estava feito. A educação e saúde devem estar piores que a Pampulha. Moro na Espanha há 7 anos,muita tristeza ver minha terra deixada "as traças."

    ResponderExcluir
  2. A Lagoa Pampulha é o retrato do país. Descaso, ignorância, falta de harmonia, exploração. Mais amor menos poluição

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...