Pesquisar no blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

CÃOCROCODILO - O CAIPIRA MINEIRO

Um crocodilo bem diferente daqueles que estamos acostumados a ver: essencialmente terrestre, pequeno, com cerca de 70cm de comprimento, este animal caminhava suspenso pelas quatro patas como um cão, em vez de rastejar como os répteis modernos. 


Assim era o Caipirasuchus mineirus, espécie de crocodiliforme que viveu há mais de 80 milhões de anos e cujo esqueleto foi encontrado quase intacto na região de Campina Verde (MG), em 2014. Esse esqueleto talvez seja um dos fósseis mais bem preservados já encontrados no Brasil, mantendo mais de 90% de seu formato original articulado e em posição de vida. 


O fóssil foi encontrado na fazenda Três Antas, no município de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, durante uma escavação em julho de 2014, e um estudo da anatomia do esqueleto revelou que se trata de uma nova espécie. Crocodilos do mesmo gênero (Caipirasuchus – sendo suchus um termo em grego para crocodilo) já haviam sido encontrados no estado de São Paulo: o Caipirasuchus montealtensis, o Caipirasuchus paulistanus e o Caipirasuchus stenognathus. Ribeiro observa que as formações rochosas em que o fóssil foi encontrado datam da parte superior do período Cretáceo. Logo, o “caipira mineiro” provavelmente viveu entre 80 e 85 milhões de anos atrás. O geólogo conta, ainda, que a região mineira é muito rica em termos de preservação de fósseis e que a equipe da Universidade Federal do Triângulo Mineiro deve apresentar estudos sobre novos achados em breve. 


Referência 
https://www.nationalgeographicbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...