Pesquisar no blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

A TERRA PEDE RESPEITO


A humanidade sente que a Terra está viva quando é abalada por ela. Onde quer que você olhe, há vida, existência. É o lugar onde todos poderiam viver em harmonia sem cercas nem divisas. É da (T)terra que tiramos nosso sustento, precisamos ter mais respeito com Gaia. Não entendo com um filho pode maltratar tanto sua mãe. Nós seres "humanos" sofremos por não entender e nem respeitar nossa própria origem.



A Terra está viva

Os ciclos dos elementos nutritivos do solo e os movimentos das águas e dos oceanos comparam-se a circulação sanguínea. A natureza tem a sua vida, com as suas diferentes manifestações, o bom tempo, a chuva, o nevoeiro, a neve. As estações se sucedem – A Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno – Todas as mudanças que elas provocam são uma linguagem que devemos aprender a decifrar.
Sempre a Terra mexeu. Vomitou fogo, separou e aproximou blocos, aqueceu e arrefeceu. Sempre mostrou que está viva! Ao que parece, num movimento que busca o equilíbrio. A Terra era sagrada tanto como a fonte da vida tanto como o receptáculo dos mortos. Ela dá a vida a todas as coisas, sustenta-as e as recebe de novo em seu ventre.
A mãe Terra exala o sopro da vida, o qual nutre os organismos vivos em sua superfície. Se a pressão se acumula em seu interior ela arrota causando tremores em todo o globo. Os fluidos que correm por seu interior e as águas que jorram de suas nascentes são como o sangue. Dentro do seu corpo existem veias, algumas das quais contém líquidos, e outros fluidos solidificados, como betume, metais e minerais. Suas entranhas estão cheias de canais, câmaras de fogo e fissuras por onde o fogo e o calor são emitidos em exalações vulcânicas e fontes de águas termais.
Onde quer que você olhe, há vida. Em qualquer lugar, há todos os motivos de que você precisa para odiar o mundo ou para viver em paz. Não importa quanto você é pequeno, sempre vai levar milhares de formas de vida junto de ti. Não importa quanto você seja grande, sempre há um espaço, um lugar, que te faça se sentir um grão de areia na praia.
Assim como é em cima é embaixo, não é? Então, todos nós somos ao mesmo tempo gigantes e microscópicos, a razão de uma existência e insignificantes. É tudo uma questão de perspectiva. É preciso perceber que o momento certo de ativar o zoom para expandir sem inflar o ego, e encolher sem nos afetar a autoestima, sempre quando for preciso. Tudo na vida é tão indispensável e inútil quanto nós mesmos queremos, inclusive nós próprios.
Somente quando o homem tiver matado o último animal, pescado o último peixe, cortado a última árvore, explorado o último mineral, verá que dinheiro não se come. Que minério não dá duas safras. 
Devido a má situação do mundo viver alienado é a pior de todas as coisas. O que está acontecendo com nosso planeta? Onde a vida foi plantada com tanto amor, onde todos se amavam de uma forma perfeita, hoje se calam escondendo a dor. O que é que eu posso fazer? O que é que eu posso inventar? Pra esse mundo ter jeito.

7 comentários:

  1. Respeito e compaixao é tudo!Duas nobres, fortes e poderosas palavras que nos transformam e muda tudo. Compaixao à todo e qualquer ser vivo senciente e consciente, e respeito para nos impor limites.

    ResponderExcluir
  2. A terra pede socorro, tds juntos vamos salvar o planeta, só temos aqui pra viver, vamos lutar, nos unir, nos fortalecer pra salvar o nosso planeta..

    ResponderExcluir
  3. Nossa vida gira com energia, água, solo e ar
    Sol nos fornece energia e vida
    Os seres humanos acabam com o meio de vida deixando miséria para o futuro

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, nunca tinha lido algo tão bonito, tão esclarecedor e poético. Continue este belo trabalho que faz. Espero que seu blog abre mentes como abriu a minha.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvimos falar que a terra é um planeta vivo... Mas sem o sol, não haveria vida na Terra, então sistema solar vivo!! Mas sem o Universo... Vou resumir, estamos em um Universo Vivo. Sim um corpo VIVO!! E a julgar pelo nosso comportamento, nós somos a doença deste corpo. Não é por que gostamos de destruir, mas a doença se reproduz sem levar em consideração o equilíbrio necessário ao corpo. Portanto qualquer coisa que seja feita, (por mais importante que seja), sem controlar o crescimento da população, será como puxar a água, com a torneira aberta!!

    ResponderExcluir
  6. Este é um verdadeiro texto de protesto. Expressa toda poesia e conhecimento. É uma manifestação direta. Começa tímido e vai crescendo através da poesia e da informação. Termina com dúvidas e dor. Parabéns professor. Vou copiar este maravilhoso trabalho e leva pra escola.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...