Pesquisar no blog

terça-feira, 4 de setembro de 2018

O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA SE DESLOCA PARA O OESTE E NINGUÉM SABE POR QUÊ

A rotação do ferro magnético no núcleo da Terra dá origem ao campo geomagnético do planeta. Esse campo geomagnético, por sua vez, protege o planeta da radiação solar, tornando-o importante para a vida em sua superfície. Sem esse campo, seríamos bombardeados por partículas carregadas do sol. 


Nos últimos quatro séculos, os cientistas têm feito medições da declinação magnética – a diferença entre o norte verdadeiro e o ponto em que a agulha da bússola aponta. Como o campo magnético está repleto de pequenas anomalias locais, a agulha da bússola se move um pouco em comparação com o norte verdadeiro, dependendo de onde você está. De acordo com Bardsley, a deriva para o oeste se manifesta principalmente como uma série de bolhas sobre o Atlântico, perto do equador.
Em todo esse tempo, ele tem se deslocado inexoravelmente para o oeste. Não sabe por que, mas uma nova hipótese sugere que ondas lentas e estranhas no núcleo externo da Terra podem ser as causadoras desse desvio. 
Chamadas de ondas de Rossby, elas surgem em fluidos rotativos. Também são conhecidas como “ondas planetárias” e são encontradas em muitos corpos grandes e giratórios, como nos oceanos e na atmosfera da Terra, em Júpiter e no sol. 
O núcleo externo da Terra também é um fluido rotativo, o que significa que ondas de Rossby também circulam nesse núcleo. Enquanto as ondas oceânicas e atmosféricas de Rossby têm cristas que se movem para o oeste contra a rotação leste da Terra, as ondas de Rossby no núcleo do planeta se movem na direção contrária – suas cristas sempre vão para leste. 
De acordo com O. P. Bardsley, estudante de doutorado da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, essas ondas no núcleo externo terrestre podem explicar um dos mistérios sobre nosso campo magnético. 

Entendendo os Polos

  • Os Pólos Geográficos são os pontos onde os meridianos se cruzam. Meridianos são as linhas usadas para fazer a localização no globo terrestre. Os Pólos Geográficos são fixos e representam aproximadamente os pontos onde o eixo de rotação da Terra passa pela superfície.
  • Pólos Magnéticos são os locais de maior intensidade da força magnética gerada pela Terra na sua crosta. As posições dos pólos magnéticos variam com o tempo. Por esse motivo a indicação da bússola não é exatamente o Norte Geográfico. A presença de certos minerais no solo também podem alterar essa indicação. Isso é chamado declinação magnética.
O Norte Magnético 
Este "Norte Magnético" nada mais é do que a indicação da bússola que aponta para um Pólo Magnético. Esse pólo, como vimos, é na verdade o Pólo Sul do grande imã chamado Terra.

Referência 
https://hypescience.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...