Pesquisar no blog

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

FRUTAS DO MATO - MATA ATLÂNTICA

É contraditório pensar que um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo consuma tão poucas frutas nativas. O impacto disso é a ameaça de extinção de diversas espécies, que aos poucos, estão sendo esquecidas da memória e desaparecendo do mapa. Mesmo com as mesmas propriedades nutricionais, muitas frutas legitimamente brasileiras ficam esquecidas e são raras as pessoas que as conhecem.

Desde o descobrimento do Brasil, até os dias de hoje, a área da Mata Atlântica foi reduzida a aproximadamente 7% da sua área original. Inicialmente, em função dos ciclos econômicos da história do nosso país – o do Pau-Brasil, do ouro, da cana-de-açúcar e posteriormente do ciclo do café  e a agropecuária  e mais recentemente,  em função da ocupação demográfica. 

A Mata Atlântica, é um bioma que, mesmo tão destruído, ainda conserva plantas que dão frutos extremamente gostosos e bons para a nossa saúde. É verdade que o crescimento das cidades destruiu muito desta incrível floresta, porém, nos locais onde ela ainda é preservada é possível encontrar plantas frutíferas deliciosas! O crescimento urbano, a especulação imobiliária e o processo desordenado de ocupação da Mata Atlântica tornou o bioma um dos 34 hotspots do planeta - o grupo de locais cuja conservação da biodiversidade é uma prioridade mundial.

As frutas “novas” têm problemas que precisariam ser resolvidos para agradar ao público, como excesso de tanino e de acidez. E outras, como a jabuticaba, não sobrevivem a longas viagens. A cabeludinha, além de comestível, também é ornamental, é uma fruta muito pequena e amarela. Já saboreou um picolé de uvaia, de pitanga, de acerola? Já provou licor de jabuticaba? São tantos sabores e cores.
Seria a solução para não deixar sumir essa maravilhas, a agricultura familiar? Que sustentaria estes ciclos curtos e o risco das espécies endêmicas dos biomas aumentando a capacidade de sobrevivência da flora.


E aí, você conhece essas maravilhas da mata atlântica? 
Conheça algumas dessas delícias autenticamente brasileiras!

Cabeludinha 
Conhecida também como guapirijuba, esta planta (Myrciaria glazioviana) produz frutos amarelos e peludinhos, por isso o seu apelido “cabeludinha”. Ela é encontrada em áreas litorâneas de Mata Atlântica e frutifica durantes os últimos meses do ano, entre outubro e dezembro.

Ameixa da mata
Esta é uma planta um pouco rara de se encontrar. Também chamada de cambuí roxo, o fruto da Eugenia candolleana é rico em vitamina C e, além de gostoso, outras partes da planta podem ser utilizadas como remédios contra herpes e brotoejas. Os frutos são consumidos in natura e muito apreciados. Os frutos sem sementes são ótimos para se fazer bolo e também servem para fabricar sucos, sorvetes e geleias. As flores são apícolas e a arvore é ornamental podendo ser cultivada com sucesso na arborização urbana.

Araçá
O araçá tem o sabor muito parecido com a goiaba. Isto porque as plantas são parentes próximas, pertencentes ao mesmo gênero (Psidium). São árvores (Psidium cattleianum) muito utilizadas nos projetos de recuperação da Mata Atlântica pois atraem diversas aves que se alimentam do seu fruto e espalham as sementes para lugares mais distante.

Uvaia
Uma fruta bem amarela e azedinha. A uvaia (Eugenia uvalha) está mais presente nas regiões mais ao sul da Mata Atlântica, no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Assim como o araçá, também é utilizado em áreas de recuperação, pois atraem muitas aves que ajudam na dispersão das sementes.

Grumixama
Uma das plantas com maior distribuição dentro da Mata Atlântica, a grumixama (Eugenia brasiliensis) pode ser encontrada nas matas primárias da Floresta Atlântica, desde a Bahia até Santa Catarina. Ela é realmente muito gostosa, parece até uma mistura de duas frutas conhecidas, a pitanga e a jabuticaba! Vale a pena conhecer e experimentar.

Cereja-do-rio-grande
A cerejeira-do-rio-grande é uma árvore frutífera e ornamental, bastante popular nos quintais e pomares do sul e sudeste do Brasil. Os frutos são bagas subglobosas a piriformes, de casca fina, cor vermelha a negra quando maduras, coroados pelo cálice persistente. Cada fruto pode conter de uma a três sementes de cor castanha, grandes e oblongas. Floresce e frutifica na primavera. É indispensável em áreas de reflorestamento, pois é muito atrativa para a vida silvestre. Os frutos são muito saborosos, doces e levemente ácidos, com polpa carnosa e suculenta. Eles podem ser consumidos in natura ou na forma de compotas, geleias, sorvetes, vinhos, licores, etc.

FRUTAS DO MATO- CERRADO

ACESSE O LINK PARA CONHECER MAIS
FRUTAS DO MATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...