Pesquisar no blog

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

TRAÇA

Com a alta oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas. Essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar. Apesar de causarem estragos em roupas e livros, as traças não chegam a ser um risco para a saúde humana.


 Dois grupos de insetos são conhecidos popularmente como “traças”: 

1 - O primeiro pertence à ordem Thysanura

Que inclui a famosa traça de livros (Lepisma saccharina) - Os Thysanura não apresentam metamorfose completa - suas ninfas são versões incompletas do adulto. 
  • Características – Com comprimento entre 0,85 e 1,3 cm, têm corpo alongado, multissegmentado e coberto de escamas. Não têm asas, mas duas longas antenas e três filamentos caudais.
  • O que comem – São onívoros, consumindo itens caseiros, como farinhas, papéis (livros e revistas) e tecidos (roupas). Algumas espécies podem diminuir o metabolismo e ficar meses sem comer.
  • Onde se escondem – De preferência, em locais escuros e úmidos, como frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.
  • Quanto tempo vivem – De quatro a sete anos.

2 - O segundo à ordem Lepidoptera
Especialmente à família dos tineídeos – aquele bichinho que fica pendurado na parede dentro de uma casquinha.
  • Características – Com antenas grossas e escamas cobrindo corpos, asas e pernas, o tamanho varia de acordo com a espécie. A traça da lã (Tineola bisselliella), por exemplo, tem cerca de 0,65 cm. É uma mariposa da família dos tineídeos, cosmopolita. A larva desta espécie forma um casulo tubular de seda aberto em ambas as extremidades, o casulo muitas vezes possui um formato elíptico e achatado; os adultos são pardos com três manchas escuras em cada asa anterior.
  • O que comem – Tecidos (principalmente se houver suor), restos de pele e cabelos ou grãos armazenados (milho, trigo, arroz), de acordo com a espécie.
  • Onde se escondem – Cantos de paredes, despensas contendo alimentos e depósitos abandonados.
  • Quanto tempo vivem – Cerca de seis meses. Na fase adulta, de mariposa, vivem poucos dias.


PREVENÇÃO À INFESTAÇÃO DAS TRAÇAS

  • Tratando-se de Lepidópteros, ou seja insetos que voam, a infestação da traça pode chegar do externo em nossas casas e nos depósitos e armazéns, mas também através de material, seja alimentar que tecido animal, já infestado.
  • Portanto, ao prevenir uma infestação de traças a primeira intervenção útil consiste em um atencioso controle de peças de roupas ou outro material que entra no ambiente em qual vivemos.
  • As traças são insetos que preferem uma temperatura quente-úmida, então uma estratégia útil é colocar tecidos e roupas em locais limpos e desinfestados, e em ambientes de baixa temperatura, areados e secos.
  • As larvas se nutrem de queratina, mas precisam também de gordura que encontram nos tecidos não adequadamente limpos para sobreviverem. Por isso, uma ação preventiva consiste em colocar os vestuários limpos e lavados ou então escovar o pó deles, estendendo-os ao ar livre, usando um desengordurante sobre as partes como os colarinhos e punhos onde as larvas das traças podem encontrar a gordura da qual necessitam. Outras dicas são usar recipientes de plástico para protegê-los no tempo, usar telas mosquiteiras e lâmpadas de luz UV que capturam os insetos adultos. 
  • Restam entretanto de fundamental importância para a proteção completa de nossos indumentos o uso de produtos anti-traças. Existem produtos químicos e também naturais como a lavanda, a menta, o cedro (essências) que não são nocivos e tóxicos (como é o caso das tradicionais cânfora e naftalina). Adicionalmente, a cor amarela também é um ótimo anti-traça.
  • Por fim, é importante a limpeza cuidadosa e a remoção do pó constituído de fibra de lã, pelos de peliça, seda e algodão sobretudo nas empresas que trabalham com estes materiais. O controle, sobretudo na primavera, é quase que indispensável para verificar eventuais presenças de borboletas das traças ou das larvas.
  • Roupas: o principal é não guardar as peças usadas de volta no guarda-roupa. Lave-as e coloque para secar ao sol, pois o astro é um excelente germicida e consegue eliminar os ovos.
  • Livros: periodicamente tire-os da estante e abra suas páginas. Limpe a estante ou armário e coloque-os novamente.
  • Alimentos: verifique a validade – os que estão guardados há mais tempo são mais propensos. No supermercado, fique atento à integridade das embalagens: se estiverem perfuradas, não compre, pois já podem estar infectadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...