Pesquisar no blog

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

TIPOS DE INDÚSTRIAS

Os tipos de indústrias envolvem as mais variadas classificações dos sistemas industriais e estão relacionadas segundo a atuação e produção de cada uma delas. Vale ressaltar que as indústrias surgiram no século XVIII com a Revolução Industrial que teve início na Inglaterra. Desde então esse setor tem crescido muito nas últimas décadas.



Em suma, as indústrias são responsáveis por transformar matéria-prima em produtos destinados para utilização de outras indústrias ou mesmo para o consumo dos cidadãos. Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta. Todas elas incluem elevada mão de obra, além de máquinas para auxiliar no processo. Dentro de cada grupo existem alguns subgrupos. Confira abaixo as principais características de cada tipo:

Indústrias de Base
As indústrias de base, também chamadas de “indústrias pesadas” ou “indústrias de bens de produção” envolvem as indústrias extrativas e de bens de capital.Nessa classificação, há transformação de energia ou de matérias-primas brutas em processadas as quais são utilizadas em outras indústrias.
Indústria Extrativa - As extrativas, como o próprio nome indica, extraem matérias-primas (vegetal ou mineral), por exemplo, petróleo, madeira, minério, carvão mineral, etc.
Indústrias de Bens de Capital - Já as indústrias de bens de capital produzem, dentre outras coisas, diversos equipamentos e máquinas, por exemplo, as metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímicas, navais, etc.

Indústrias Intermediárias
Nessa categoria estão as indústrias que servem como intermediárias entre as indústrias de bens de produções e as de bens de consumo. Ou seja, elas coletam as matérias-primas processadas pelas indústrias de base e produzem algumas peças e equipamentos que serão utilizadas nas indústrias de bens de consumo. São exemplo, as peças para automóveis, máquinas, motores, computadores, etc.

Indústrias de Bens de Consumo
As indústrias de bens de consumo recebem esse nome devido produzir diversos produtos que são diretamente voltados para o mercado consumidor. Também são chamadas de “indústria leves”. Importante destacar, que diferente das indústrias de base, essas estão localizadas mais próximas dos centros urbanos. Isso facilita o acesso aos produtos por seus consumidores. Elas são classificadas de três maneiras:
  • Indústria de bens duráveis  -  incluem produtos não-perecíveis como os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, veículos, dentre outros. Recebe esse nome visto que os produtos gerados possuem uma longa durabilidade.
  • Indústria de bens semiduráveis -  é intermediaria entre os dois outros tipos de indústria de bens de consumo. Ou seja, os produtos gerados possuem uma vida útil mediana, por exemplo, telefones, roupas, sapatos, etc.
  • Indústria de bens não-duráveis - envolvem produtos perecíveis considerados de primeira necessidade, por exemplo, os alimentos, bebidas, remédios, cosméticos, etc.

Indústrias de Ponta
As indústrias de ponta são aquelas que tem como foco a alta tecnologia. Diferente de muitos delas, essas envolvem mão-de-obra qualificada, ou seja, trabalhadores com títulos (graduação, mestrado, doutorado, etc.). Aqui, podemos citar as empresas relacionadas com comunicação, computadores, telefones, aviação, navegação, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...