A tranquilidade típica do Sul de Minas impera em Aiuruoca, uma cidadezinha a 1.050 metros de altitude, encravada na Serra da Mantiqueira. Mas não é só o clima bucólico que atrai visitantes - em especial, ecoturistas. As muitas e belas cachoeiras, poços, trilhas em meio a araucárias e mirantes são os cartões-postais da região.
Aiuruoca significa "Casa do Papagaio".
Mas Aiuruoca não atrai turistas pela sua parte urbana, os atrativos turísticos estão todos na área rural, Ecoturismo. Cachoeiras, mirantes, poços, araucárias... a natureza em estado puro emoldura a região e convida a longas caminhadas encerradas com refrescantes banhos. É bom estar com o preparo físico em dia, mas caso não esteja, recarregue as energias com os produtos naturais vendidos na Reserva do Matutu.

Já no povoado os destaques são as cachoeiras das Fadas, de fácil, acesso e boa para banhos; e a do Fundo, a maior de Aiuruoca, com 130 metros - para chegar, porém, é preciso caminhar duas horas. E ainda tem mais!
Seguindo para o vale dos Garcia, a cachoeira de mesmo nome é uma das mais procuradas por conta da beleza: trinta metros de queda, com direito a uma deliciosa piscina. Antes, faça uma parada no poço do Joaquim Bernardo, com tobogãs de pedra e hidromassagens naturais.
Quem está com o preparo físico em dia segue o rumo do Pico do Papagaio. O percurso é feito em trilha de nível médio e dura cerca de quatro horas, devidamente recompensadas pelo visual contornado pelas montanhas que delimitam os estados do Rio e de Minas.
Para saber mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!