Pesquisar no blog

terça-feira, 19 de setembro de 2017

MESTRES DO DISFARCE


Conhecidos popularmente no Brasil como “soldadinhos”, os insetos da família Membracidae são parentes das cigarras e intrigam os cientistas há anos pelas variadas formas de seus “capacetes” – estruturas na parte de cima de seus tórax. A primeira coisa que a gente fala quando encontra uma criaturinha dessa é pensar: “isso não existe!” Mas a verdade é que eles são bem reais e por sinal, muito comuns aqui no Brasil. 



O nome científico é Bocydium globulare, conhecidos como “treehoppers”, por causa desse “enfeite” no pronoto, às vezes muito maior que o próprio corpo, são tratados como um dos insetos mais bizarros do mundo. Aparentado com as cigarras e com os gafanhotos.


Você deve estar se perguntando “o que são todos esses ‘enfeites’ pendurados nele”? Tanto os machos quanto as fêmeas possuem projeções globulares ocas e espinhosas no pronto, que não possuem função fisiológica, mas segundo os especialistas esses “incrementos” podem funcionar como defesa contra os predadores, como os pássaros, por exemplo.


Alguns autores afirmam que o enfeite se parece algumas vezes com uma formiga que, geralmente, não são as presas preferidas dos predadores. Outros acreditam que as projeções possuem alguma função atrativa na reprodução da espécie, mas nada é comprovado.


Como os ornamentos apresentam cerdas, acredita-se também em uma função sensorial da estrutura. A hipótese do biólogo que o descobriu é que é uma defesa contra predadores.


Um negócio desse tamanho torna mais difícil para que um pássaro o capture ou o engula.


Os membracídeos são insetos com uma beleza sem igual! São caracterizados, principalmente por apresentarem um pronoto enorme que encobre a cabeça e se estende para trás até chegar ao abdômen.


Esse pronoto assume formas muito peculiares, e várias formas, que muitas vezes servem de camuflagem.


Algumas espécies pronoto em forma de espinhos, outras chifres ou ganchos.


As asas são sempre paralelas ao pronoto grandão e isso faz com que o inseto tenha uma forma alongada para cima .


Eles são muito pequeninos raramente possuem mais que 10 ou 12 mm.


Os soldadinhos se alimentam do pólen ou da seiva das árvores e arbustos, a maioria das espécies se alimenta de um tipo específico de planta.


No estágio de ninfa (jovem) se alimenta de plantas herbáceas como a grama. Eles apresentam uma ou duas gerações por ano e geralmente passam o inverno no estágio de ovo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...