Pesquisar no blog

sábado, 22 de julho de 2017

MELANISMO

A natureza é algo que nos surpreende cada vez mais. A diversidade de animais que existe em nosso planeta é impressionante. A Natureza é simplesmente aquilo que é, nem bondosa nem malvada. A maldade está nos olhos de quem vê, mesmo que seja para ver a distinção de claro ou escuro. Todo mundo já deve ter ouvido falar albinismo. E o melanismo você conhece?

Beleza Negra

A maioria das pessoas, ao ouvirem sobre a deficiência na produção de melanina, faz logo ligação com albinismo. Só que uma deficiência não só está relacionada com baixa produção de algo, mas com a produção excessiva também. Nesse caso é o melanismo, onde animais e plantas produzem uma quantidade maior de melanina, mas de forma desordenada, e adquiri um tom excessivamente negro. A melanina fazer-se presente em diversos seres vivos, fazendo-os adquirir tons superficiais que poderão determinar quem estará mais apto para sobreviver em determinada região.
Enquanto o albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. O Melanismo é um fenômeno caracterizado pela produção excessiva, concentrada e considerável do pigmento negro. Os animais albinos, via de regra, não sobrevivem por muito tempo em seu meio natural em virtude de sua debilidade ante os raios solares e ainda porque sua falta de coloração os delata facilmente, quer para suas presas, quer para seus predadores. Já os animais com melanismo, não apresentam doenças associadas como acontece com albinismo. Normalmente os animais ganham características que beneficiam a sua sobrevivência.
A Natureza nos fez o favor de fazer-nos preconceituosos e avessos a qualquer coisa que seja diferente. Somente quando estudamos a respeito é que aprendemos que tal preconceito, como qualquer outro tipo, é tolo e irresponsável.

NEGROS COMO A NOITE SEM LUAR

BORBOLETA 

 CAVALO 
  
CROCODILO

ELEFANTE

ESQUILO

FOCA

GALO

GIRAFA


LOBO

JAGUAR/PANTERA

HUMANO

SERPENTE

CERVO


Referência 
https://ceticismo.net/2012/03/04/o-estranho-mundo-da-melanina-e-seus-efeitos/
http://www.istoesuperinteressante.com/?p=8417
https://pt.wikipedia.org
http://alteracoesgeneticas.blogs.sapo.pt
http://scienceblogs.com.br/vqeb/tag/melanismo/ 

2 comentários:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...