Pesquisar no blog

domingo, 23 de julho de 2017

COMO SURGIRAM AS MORADIAS

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. 





Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa. Moravam em locais onde podiam caçar, pescar e colher frutas e raízes, ou seja, dependiam da natureza para sobreviver. Quando esses alimentos acabavam eles mudavam para outro local que tivesse condições de alimentá-los. As cavernas ou grutas são imensos buracos que existem nas rochas, local onde os animais procuravam para se esconder ou ficar, se sentir protegidos. Muitas vezes os homens das cavernas tinham que lutar com esses animais para conseguir um espaço. Com a descoberta do fogo, os homens pré-históricos conseguiram uma forma de espantar e afastar os animais, bem como iluminar o seu ambiente. À medida que o tempo foi passando, os homens melhoraram suas cavernas, passaram a construir abrigos com outros materiais, pois aprenderem a lidar e a aproveitar melhor os recursos da natureza, como as pedras, os ossos, os galhos, as folhas das árvores e as palhas. Mais adiante esses homens descobriram que, além desses recursos, podiam utilizar o barro para construir seus abrigos e, a partir dessa ideia, o homem moderno pôde construir telhas e tijolos que são utilizados nas nossas casas.Também aprenderam que podiam plantar seus alimentos para não precisar sair dos locais em que estavam vivendo. Descobriram ainda as formas de domesticar os animais, que auxiliavam em determinados trabalhos. Assim, deixaram de ser considerados nômades e passaram a ser chamados de sedentários, pois podiam ficar no mesmo lugar.


Chamamos de casa o local onde as pessoas moram sozinhas, com seus familiares ou outras pessoas. Ela também pode ser chamada de lar. É muito importante ter uma casa para morar e todos nós precisamos, pois é o lugar onde descansamos, comemos, guardamos nossas coisas, nos protegemos do sol e da chuva. Muitas pessoas não conseguem comprar uma casa, outras conseguem comprar várias, mas isso depende da condição financeira de cada um. Quem tem mais de uma casa, pode morar em uma e alugar as outras, conseguindo ganhar mais dinheiro. Quem não tem casa, pode alugar, pagando ao dono do imóvel um valor em  dinheiro, todo mês. Mesmo assim, existem pessoas que não conseguem nem alugar uma casa, pois estão desempregadas, ou não possuem condições para pagar o aluguel. Algumas são as pessoas que vemos morando nas ruas, debaixo das marquises das lojas ou das pontes. Isso é muito triste, pois não é condição digna de se viver.

Existem vários tipos de casa: 

PALAFITA são feitas em madeira e ficam suspensas por estacas, por onde passam águas de rios.

BARRACO são, normalmente, aquelas casas feitas em bairros mais distantes ou nas favelas. São muito simples, geralmente construídos com restos de madeira, isopor, latão e papelão.

PAU A PIQUE é muito simples, construídas nas estradas, nas proximidades das cidades de interior, e em sítios ou chácaras. Suas paredes são levantadas com barro e varas retiradas de árvores. Os telhados são feitos de palha ou com as próprias varas e o barro, mas alguns são feitos com telha comum.

MADEIRA são construídas geralmente com base de concreto, paredes e interior em madeira tratada. Poe ser simples ou luxuosas. Muito comum em locais de invernos rigorosos, pois suas paredes são revestidas com isolamento térmico.

ALVENARIA é o nome dado às casas feitas de tijolos, cimento e areia. Essas casas podem ser térreas ou em forma de sobrado, com mais de um andar, mas tudo depende do gosto e das condições financeiras que a pessoa tem.

CONDOMÍNIOS de casas, onde em uma determinada área são vendidos os lotes para as pessoas fazerem suas casas. Muito são luxuosos e com uma estrutura bem desenvolvida, com lagos, parques, praças, quadras, piscinas, pista de bicicleta, pista para correr, churrasqueiras, etc.

EDIFÍCIOS são construídos com armações de ferro, para ter sustentação e aguentar o peso do seu tamanho ou altura. Também são usados em suas construções cimento, tijolos, areia e placas de concreto. Várias famílias moram em um mesmo edifício, mas cada uma em um apartamento.

FAZENDAS, sítio, Rancho, chácara. Propriedade rural voltada para a a criação de animais, lavoura, etc. Além da casa da principal, pode haver áreas específicas para criação de gado, criação de peixes e/ou cultivos diversos, podendo chegar a milhares de hectares.

A Casa 
(Vinicius de Moraes)
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali

Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero.




PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...