Pesquisar no blog

domingo, 19 de maio de 2019

GONGO SOCO.... A HISTÓRIA SE REPETE.

Caso ocorra o rompimento da Barragem de Gongo Soco, em Barão de Cocais. O Rio Doce está mais uma vez na rota da descarga de lama tóxica. Mais de três anos após a tragédia de Mariana, que devastou a bacia hidrográfica, o perigo volta a morar ao lado. 



Os impactos para a biodiversidade serão novamente incalculáveis. Espécies da fauna e da flora nas áreas e corpos hídricos podem ser atingidas pela passagem ou deposição de rejeito. Matando tudo e todos que estiverem no caminho, afetando a qualidade e fertilidade do solo, assoreando mananciais, secando nascentes, destruindo o pouco que existe da Mata Atlântico, redução da oxigenação das águas acarretando a mortandade da vida aquática. 

Em 5 de novembro de 2015 que a barragem de rejeitos de mineração da Samarco se rompeu e liberou 62 milhões de m³ de lama tóxica na vida de 160 famílias em Mariana, MG, matando 19 pessoas diretamente, seguindo Rio Doce abaixo, passando e mudando o destino de mais de 40 cidades, destruindo tudo que encontrava pela frente até chegar no mar do Espírito Santo. Os peixes e a água do rio Doce estão com nível de contaminação de até 140 vezes mais que o permitido pela Anvisa (resolução 42) e Conama (resolução 357). 

As 17 mil ações contra a Samarco/VALE estão suspensas na Justiça, para avaliação. A Samarco fez acordos com o governo e com a Justiça: até hoje, nem as multas e indenizações para as famílias atingidas foram pagas.

Além de matar o Rio Doce e contaminar uma área de 9km do ecossistema costeiro capixaba, as águas subterrâneas da região atingida pelos 62 milhões de m³ de lama tóxica da Samarco/VALE Mineração também estão contaminadas. Ou seja, nem água de poço é segura para consumo humano ou mesmo irrigação ou pecuária.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Qual o plano (A, B ou C), para um possível rompimento de uma barragem com rejeitos de extração com metais pesados?

De acordo com dados, a barragem de Gongo Soco, pertencente ao complexo Mariana - Brucutu, de propriedade da VALE, tem altura de 83 metros, e um reservatório para 9.405.392 metros³ de rejeito minerário. Esse material semi-sólido por trás dessa parede, é uma bomba nuclear adormecida. Não existe força da natureza que possa conter uma massa tão grande, depois que a barragem se romper. Deixar quase 10 milhões de metros cúbicos feito um tsunami de lama tóxica, invadir o principal rio que abastece a região poluindo a quinta bacia hidrográfica mais importante do país, deixar cidades e milhares de pessoas sem água, cruzar três unidades de conservação em dois estados, deixar poluir quilômetros da costa oceânica do Espírito Santo, matando e contaminando tudo o que encontra pelo caminho? Qual a medida de contingência para conter a poluição e minimizar a tragédia provocada por erro e irresponsabilidade de engenharia?


A possibilidade do rompimento da barragem da mina Gongo Soco deixa a cidade de Governador Valadares em alerta. Teme ficar sem água com rompimento em Barão de Cocais, caso rio Doce seja atingido, como o o rompimento de barragem acontecido em 2015, em Mariana.




imagem - água sua linda

9 comentários:

  1. Único documento claro e corajoso já emitido sobre as barragens da Vale. Mesmo assim, é um clamor feito no deserto. Autoridades brasileiras são mudas, cegas e inoperantes. Adeus Minas Gerais! Vc é rico debaixo da terra. Cadáver ambulante, tenebroso e assustador. Parabéns ao professor Omar!

    ResponderExcluir
  2. Este perigo pode aumentar com as gigantescas barragens de Itabira. Só posso afirmar uqe o perigo é dantesco.

    ResponderExcluir
  3. excelente artigo, repleto de verdades, informações que todos precisam saber, para poder reivindicar. O governo faz o o quê? Cruza os braços e colhe corrupção, conchaves politicas e econômicas....,

    ResponderExcluir
  4. Pula da cama que vem lama! Sobe o morro e pede socorro. Será que minas vaio ter mar? sim, mar de lama...

    ResponderExcluir
  5. VALE colhe riqueza para seus investidores, e a população colhe desgraça e chora as migalhas de investimentos socioambiental.

    ResponderExcluir
  6. Agora não tem mais jeito, é esperar as consequências de outro crime da VALE. Quem irá nos salvar? Quem pagará por tudo isto? E minha casa, minhas terras e minha vida? O governo nada faz, fica sentado nas cadeiras da corrupção. A população próximas as centenas barragem da VALE, devem se organizar, cobrar e exigir indenizações reais. Se a empresa não pagar, temos de obstruir todos os acessos as minas não deixar a VALE funcionar. Que percam valores de suas ações no mercado financeiro. Se vamos perder tudo que a VALE TAMBÉM PERCA!

    ResponderExcluir
  7. Não me importa, se o município, o estado, o país precisa da VALE. Porque eu preciso de minhas terras, de minha casa, de minha vida, de minha história. Se os poderes não ligam pra mim, porque vou ligar pra eles? A VALE DESTRÓI MINHA CASA. Me digam, porque não posso fazer o mesmo com a VALE? FODAM-SE a VALE e seus investidores. FODAM-SE os políticos corruptos. FODAM-SE todos que estão de conchave com a VALE. Se minha casa cair, alguém tem pagar. É a LEI DO TALIÃO “olho por olho, dente por dente”.

    ResponderExcluir
  8. Os mineiros estão desesperado, o governo vende o estado e deixa as migalhas para o povo. Tem mesmo que levantar a voz e gritar pra todos ouvirem. As mineradoras precisam dos minérios de minas. É só saber equacionar. Porém a ganância pelo lucro, pelo poder, ditam as normas. A vida do mineiro esta valendo menos que um punhado de minério em pó.

    ResponderExcluir
  9. Vale exemplo máximo do capitalismo selvagem

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...