Pesquisar no blog

quinta-feira, 9 de maio de 2019

ESPÉCIE ENDÊMICA DO BRASIL

Como sabemos o Brasil é um país rico em biodiversidade, devido a a sua grande extensão territorial e a diversidade climática. Isso faz com que possua uma grande variedade de fauna e flora com espécies endêmicas. 


Espécies endêmicas, segundo a Biologia, são seres vivos que por características básicas não são encontrados em qualquer outro ambiente natural que não aquele de onde é originário. É um animal ou vegetal típico de uma determinada região. 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. Nossos Biomas são importantes não somente como recursos naturais em nosso país, mas, tem destaque como ambientes de grande riqueza natural no planeta. 

AMAZÔNIA 

A Amazônia é a região que acumula o maior número de espécies endêmicas do planeta. Por possuir características distintas de clima, solo e água, o local desenvolveu espécies que só sobrevivem ali e não são encontradas em nenhum outro lugar. Apesar de parte da floresta estar devastada, ela ainda abriga mais de 20 mil espécies de plantas, sendo que mais de 8 mil são endêmicas — incluindo 60% de suas árvores. Os números elevados se estendem à fauna: cerca de 40% dos mamíferos são endêmicos, sendo 15% compostos por primatas. Há ainda 183 tipos de anfíbios considerados endêmicos, além de 160 tipos de aves. 

CAATINGA 


Bioma exclusivamente brasileiro, estudos recentes mostram que cerca de 327 espécies animais são endêmicas. São típicos da área 13 espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves. Entre as plantas Cerca de 1.511 espécies vegetais já foram registradas nesse bioma há 380 espécies endêmicas. É muito variável floristicamente, dependendo do regime de chuvas e do tipo de solo. A maioria das espécies vegetais da Caatinga possui características xerofíticas que lhes permitem sobreviver em condições de aridez. É possível encontrar desde florestas altas e secas com até 15-20 metros de altura, até arbustos baixos e espalhados, cactos e bromeliáceas nos afloramentos de rochas. 

MATA ATLÂNTICA 


É um exemplo de especificidade a biodiversidade dela é muitas vezes comparada à própria Amazônia. A vegetação da Mata Atlântica está relacionada com a diversidade climática de cada região, que são influenciadas por fatores como teor de oxigênio, iluminação, umidade e ainda temperatura, 60% das espécies de árvores encontradas lá são consideradas endêmicas e, do mesmo modo, cerca de oito mil espécies vegetais. Tudo isso contando apenas o aspecto botânico. Segundo pesquisas de organizações não governamentais que trabalham no bioma da Mata Atlântica, 39% dos mamíferos encontrados na Mata são endêmicos, acompanhados de 15% dos primatas, principalmente quando se trata da diversidade de micos (específicos de cada área dentro do próprio bioma), 160 espécies de aves e 183 de anfíbios.

CERRADO


Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica avifauna compreende cerca de 837 espécies. Os números de peixes (1200 espécies), répteis (180 espécies) e anfíbios (150 espécies) são elevados. O número de peixes endêmicos não é conhecido, porém os valores são bastante altos para anfíbios e répteis: 28% e 17%, respectivamente. De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

PANTANAL


O Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. A grande diversidade do pantanal está associada ao regime das inundações que mantém grandes áreas alagadas por períodos que variam entre 6 a 12 meses. A diversidade faunística do Pantanal é bastante rica, ocorrendo pelo menos 264 espécies de peixes, 652 de aves, 132 de mamíferos, 177 de répteis e 41 de anfíbios.

Um dos aspectos mais interessantes é a alta densidade de várias espécies dos grandes vertebrados brasileiros, não encontrada em nenhum outro lugar do continente. O ciclo das inundações determina a disponibilidade de áreas secas e inundadas que, por sua vez, influência a distribuição sazonal das diversas espécies. Os peixes representam o grupo mais bem estudados do reino animal no Pantanal. Quase duas mil espécies de plantas já foram identificadas. Apesar da grande biodiversidade, o número de espécies endêmicas é baixíssimo devido a ausência de barreiras geográficas, e pelo  ponto de vista geológico, trata-se de uma planície sedimentar recente. O Pantanal funciona como um corredor biogeográfico. A falta de endemismos no pantanal é compensada pelas interações entre as espécies que por lá vivem e geram processos biológicos próprios da região. Entre as espécies da flora do Pantanal, 50% são de ampla distribuição, 30% de cerrado e 20% de outras origens.

PAMPA


O Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul. O bioma exibe um imenso patrimônio cultural associado à biodiversidade. As paisagens naturais do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc.Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência. Estimativas indicam valores em torno de 3000 espécies de plantas, com notável diversidade de gramíneas, são mais de 450 espécies, leguminosas 150 espécies. A fauna é expressiva, com quase 500 espécies de aves, mais de 100 espécies de mamíferos terrestres. Dentre as espécies endêmicas do bioma pampa destacam-se 7 gêneros de cactos e bromeliáceas, dentre os mamíferos, 39% também são endêmicos, o mesmo ocorrendo com a maioria das borboletas, dos répteis, dos anfíbios e das aves nativas. No bioma pampa também sobrevivem mais de 20 espécies de primatas, a maior parte delas endêmicas. Existem espécies de peixes endêmicos, dentre eles o Cará.






Um comentário:

  1. otima matéria um jeito simples de entender a importância dos biomas brasileiros

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...