Pesquisar no blog

quinta-feira, 2 de maio de 2019

TESOURINHAS

No filme "Star Trek II", Khan colocou na orelha dos rivais insetos tesourinhas para torturá-los. Os insetos ficaram conhecidos por entrar dentro das orelhas, colocar ovos e perturbar o cérebro. Mas será que os insetos tesourinha são perigosos?  Você sabia que eles possuem um par de asas, dobrados como origami?


Os tesourinhas, em inglês earwings, são dermáteros, com dois ferrões na extremidade posterior do corpo, lembrando uma tesoura, com duas pinças. Eles muitas vezes usam as casas como esconderijo e acabam assustando as pessoas. A verdade é que ninguém gosta de encontrar insetos pela casa, muito menos se não souber se são perigosos.  No Brasil estes insetos são conhecidos como tesourinhas devido às estruturas semelhantes a pinças. As pinças têm variações no tamanho e na forma. Normalmente são maiores nos machos do que nas fêmeas. 
Existem mais de 20 espécies de tesourinhas, acredita-se que mais de metade delas têm origem na Europa e nos trópicos. Estes insetos têm seis pernas e duas estruturas rígidas na parte traseira do corpo, com semelhanças com pinças. As pinças da tesourinha protegem ela, além de serem usadas em rituais de acasalamento e como instrumento de reprodução. Apesar da maioria das espécies deste inseto se alimentar da vegetação, algumas comem insetos de porte menor e utilizam as pinças para os caçar. 
Neste vídeo da National Geographic mostra o tesourinho, inseto terrestre com uma habilidade extraordinária. Embora não voe frequentemente, é equipado com asas de origami. As asas traseiras são notavelmente compactas quando dobradas sob as forquilhas pequenas e coriáceas. Quando se abrem, as asas são dez vezes maiores que o tamanho dobrado. As asas abertas se encaixam e permanecem estáveis ​​- sem o uso de força muscular. Uma articulação elástica, semelhante a uma mola, permite esta estabilidade. 

Será que então os Tesourinhas são perigosos? 
Os tesourinhas não atacam pessoas, mas é natural eles partilharam os nossos espaços. Estes insetos gostam de áreas escuras e úmidas, como locais de sombra do seu jardim. Eles podem entrar no seu lar através de pedaços de lenha ou qualquer objeto escuro, onde se escondam. Por engano ou por necessidade, os tesourinhas migram para dentro de casas à procura de ambientes mais seguros. Debaixo do seus tapetes, plantas, vasos ou mesmo em pilhas de jornais, eles procuram escuridão e umidade. 
Se acontecer elas entrarem em contato com o ser humano e as suas pinças perfurarem a pele, elas não são venenosos. Os tesourinhas apenas reagem quando se sentem ameaçados, como tantos outros animais. O corte deve ser tratado como se de um arranhão se trata-se, evitando infeções. Eles apenas beliscam se sentirem ameaçados, sendo este um ato defensivo. 
Pode ficar descansado, estes insetos são inofensivos para a sociedade e contribuem para a manutenção da dinâmica ecológica. Eles inclusive são muitas vezes usados para controlar pragas em plantas, visto que os dermápteros são insetos predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...