Pesquisar no blog

terça-feira, 28 de maio de 2019

ESCASSEZ HÍDRICA, A BOMBA RELÓGIO AMBIENTAL

A escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hídricos não seja revisto. Não é um problema novo, é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo.


As águas subterrâneas, encontradas no subsolo nas fissuras e espaços de poros no solo, areia e rocha, são a maior fonte de água doce utilizável no mundo.Os recursos hídricos subterrâneos são repostos predominantemente através de chuvas em um processo conhecido como recarga. Ao mesmo tempo, a água sai ou descarrega dos recursos de água subterrânea em lagos, córregos e oceanos para manter um equilíbrio geral. Se houver uma mudança na recarga, por exemplo, devido a uma redução nas chuvas como resultado da mudança climática, os níveis de água no solo começarão a mudar até que um novo equilíbrio seja alcançado.
No entanto, ainda restam dúvidas sobre como o lençol freático será especificamente afetado pelas futuras mudanças climáticas, e onde e quando as mudanças ocorrerão. É provável que as águas subterrâneas em locais mais úmidos podem responder às mudanças climáticas em escalas de tempo muito mais curtas, enquanto locais mais áridos onde a água é mais escassa naturalmente têm tempos de resposta muito mais longos.


A distribuição da água é um problema de poder. É por isso que há conflitos mundiais

Quanto mais pessoas, maior é o consumo de água. A água que existe nos reservatórios e entra nas redes de distribuição para serem utilizadas pelas pessoas corresponde a menos de 1%. E pouco sobra para consumo próprio, pois a produção agrícola exige uma grande quantidade de água para se desenvolver de forma satisfatória. Além disso, uma boa porcentagem dessa água também é requerida pelas indústrias. Infelizmente, isso não é tudo. Há água que poderia ser utilizada, mas acaba sendo contaminada por resíduos industriais e resíduos de aterros sanitários e lixões, entre outros.
Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água. Isto acaba levando ao desaparecimento as pequenas nascentes no período de estiagem.
A impermeabilização do solo das cidades, intensificada pelo uso do asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades precisam dessa água, retirada com a perfuração de poços para atender as suas necessidades.


A preservação dos rios e das florestas é muito importante pois preserva grande parte da vida. Muitas cidades são formadas próximas a rios. As águas fluviais servem para abastecimento, alimento, uso doméstico, irrigação, produção industrial, fonte de energia, e meio de transporte.

ilustração: árvore ser tecnológico

3 comentários:

  1. se cada ser humano ter consciência que é preciso economizar o planeta e as futuras gerações agradecem

    ResponderExcluir
  2. educação é tudo e nada. educação atrapalha o mundo de quem tenta te enganar.

    ResponderExcluir
  3. Economizar água nas residencias não é suficiente. Isso é importante mas não suficiente. Se os rios estão secando, há um motivo maior. Nada de leis, apenas a educação ambiental em todos os níveis das comunidades. E saber só também não basta. É preciso também emocionar a população. Trabalho de longo alcance, como prevê o professor Omar.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...