Pesquisar no blog

quinta-feira, 23 de maio de 2019

MINERAÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS

A mineração é a prática de exploração e beneficiamento de minérios e uma das bases da economia nacional. Apesar de ser essencial para o desenvolvimento socioeconômico, apresenta grande potencial de impactos ambientais negativos quando realizada de maneira incorreta, seja na falta de planejamento, seja na falta de fiscalização. Os impactos ambientais da mineração afetam os ambientes hidrológicos, atmosféricos, pedológicos e geomorfológicos. Toda a  biosfera.



No Brasil, os órgãos responsáveis por fiscalizar a atividade mineradora, bem como o cumprimento da legislação acerca da exploração dos recursos minerais, são vários, como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério de Minas e Energia (MME), o Serviço Geológico do Brasil, e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 
Segundo pesquisas do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência (Cetem), cerca de 105 territórios, distribuídos em 22 estados brasileiros, sofrem com os impactos da mineração, o que confirma que essa atividade provoca diversos problemas nas regiões onde é realizada. 
A mineração é uma das bases da economia nacional. Representa o desenvolvimento socioeconômico, já que os minérios podem ser encontrados em quase todos os produtos que consumimos. É, portanto, uma atividade essencial para o progresso de uma sociedade. No entanto, apesar da mineração ser indispensável ao desenvolvimento, é uma atividade que gera grandes impactos ambientais negativos. O processo de mineração envolve as atividades de pesquisa, extração, transporte, processamento, transformação mineral e comercialização do produto final. 
No entanto, é preciso deixar claro que a integridade das minas é responsabilidade da empresa, e a recuperação ambiental da área deve constar nas etapas do projeto, devendo, portanto, ser considerados todos os riscos ambientais possíveis. 


Os principais problemas ambientais associados a essa atividade são: 
  • Poluição e contaminação dos recursos hídricos tanto superficiais quanto subterrâneo : ocorre, principalmente, devido à formação de lama e dissolução de produtos químicos, vazamento direto dos minerais extraídos ou seus componentes, 
  • Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados); causando ainda alta mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundos de minas; 
  • Degradação da paisagem: A atividade mineradora, além de modificar a paisagem, principalmente em lavra de céu aberto, provocando impactos visuais, acaba também por retirar a identidade do local no que diz respeito ao ecossistema, afugentando animais e retirando a cobertura vegetal. 
  • Poluição do ar e poluição sonora: Alguns métodos de exploração de minérios provocam poluição do ar e também poluição sonora, devido às explosões nas minas. 
  • Mortandade e evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral; 
  • Alteração geológica: A abertura de cavas nas áreas de mineração provoca alterações na geologia das áreas. 
  • Processos erosivos: em muitas áreas em que é retirada a cobertura vegetal, bem como há formação de lama, ocorre o favorecimento de voçorocas e assoreamentos. Sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras; 
  • Contaminação dos solos por elementos tóxicos; 

É importante mencionar que a atividade mineradora é, de toda forma, de vital importância para as sociedades. Mas isso não significa, que ela deva ser realizada de maneira irresponsável e não planejada e sem a devida fiscalização de suas instalações. É preciso, pois, promover medidas para o correto direcionamento do material descartado e a contenção da poluição gerada pelos elementos químicos. Além disso, torna-se necessário pensar na utilização sustentável dos recursos minerais a fim de garantir a sua existência para as gerações futuras.


Principais medidas que podem ser tomadas para diminuir o impacto ambiental temos:
  • Reflorestamento das áreas desmatadas - Revegetação e retaludamento (com espécies arbóreas nas bermas e herbáceas nos taludes). O processo de revegetação deverá proporcionar a recuperação de funções do ecossistema por meio do plantio de mudas. O replantio que se dá pela substituição das mudas mortas ou danificadas após o plantio.
  • Recuperar uma área aportando solo de outros locais, solos da camada superficial e ricos em sementes e minerais juntamente com o plantio de mudas nativas. 
  • Medidas de controle para evitar que a qualidade da água seja alterada devem atentar-se para conter os sólidos em suspensão, bem como para o armazenamento correto dos resíduos sólidos e líquidos, para isso pode ser construído um sistema de drenagem, composto de canaletas de drenagem principal e secundária. A criação de um processo de despoluição dos cursos d'água; rios, riachos, córregos lagoa e etc.
  • A aplicação do desenvolvimento sustentável; conscientização e Educação Ambiental das gerações futuras sobre a preservação ambiental.
  • Recuperar a da camada superficial solo reportando solo de outras áreas ricos em sementes e minerais juntamente com o plantio de mudas nativas.


imagens: água sua linda/arvore ser tecnologico 

3 comentários:

  1. Quem vai comer bananas deve saber aonde vai jogar a casca. Colher o que não plantou exige normas e obrigações. Este é um preceito natural. Esclarecer as autoridades e as comunidades é uma forma de educação que o professor Omar faz gratuitamente. Ironicamente, é um processo de educação para as autoridades, principalmente para as de Minas Gerais, se debruçarem até a exaustão. Acabam aprendendo. Ou continuarem sendo caipiras, "comme d´habitude".

    ResponderExcluir
  2. precisamos da mineração, isto é certo. agora uma mineração correta com objetivos de conservacionismo não vai acontecer no brasil, onde tudo e todos são corruptos.

    ResponderExcluir
  3. Porque não constroem uma Barragem Forte e projetada para deter o Mar de Lama. Abaixo Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG.
    E agora será esperar pela morte igual ao Rio Paropeba, para todo Grande Lago da Represa de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco, isso já aconteceu com Rio doce morto pela Mineradora Vale e SAMARGO na Tragédia de Mariana.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...