Pesquisar no blog

sábado, 20 de abril de 2019

PARA QUÊ SERVE A FLORESTA?

Quando uma floresta cede lugar a um descampado ou a usos humanos, perde-se muito mais do que a área desmatada. O planeta já perdeu muito de sua cobertura vegetal. Mas e aí, você tem noção da importância dos benefícios diretos e indiretos  da floresta?



Para quê? 
Humm ..... Tanta coisa.... 
A demora para responder talvez seja por que as ideias não estão claras e as palavras não estão na ponta da língua. Por serem tantas as utilidades e serventias, ou talvez por que desconheçamos a maioria. 
  • Um cidadão urbano citará várias características, funções e qualidades naturais e principalmente serve para descansar nos fins de semana. 
  • Um cidadão rural deixará claro que é através da floresta que ele sobrevive, retira sua alimentação, ele caça, pesca, planta, cria toda a família. Constrói laços afetivos com seu modo de vida pacata. 
  • Um grande agricultor destacará questões ligadas ao obstáculo na produção rural. Se não extrairmos nenhum produto ou matéria prima, se não "usarmos" a área, estaria garantida a manutenção da floresta? A própria manutenção pura e simples custa muito. O "não uso" demanda proteção, regularização, vigilância e conservação, ações que requerem recursos constantes. 
  • Um político brasileiro destacará a importância da produção agropecuária. Como fica a produção de alimentos, a geração de riqueza, de empregos, de superávit comercial, de energia elétrica, se a floresta está ocupando a área produtiva? 
  • Um ambientalista explicará a importante função ambiental, ecológica e social, na conservação da água, do solo e da biodiversidade. Na própria sobrevivência do homem, na continuidade da biota.
  • E você acha que a floresta serve pra quê?
Neste paradoxo, todos têm razão. Cada um com sua verdade.  Não posso ter a prepotência de dizer o “pra quê”. O importante é rever nossos conceitos e nossos preconceitos. Analisar a grande importância para o ser humano, não só por garantir os processos biológicos, mas também por trazerem diversos benefícios à sociedade. 
Percebe-se que muitas vezes, uma prática diária tão inocente pode esconder uma verdade a qual não conhecemos. Quando compramos madeira para nossas casas, quando nos alimentamos, quando ascendemos uma lâmpada, quando pegamos um ônibus, quando abrimos o chuveiro. Desconhecemos o processo que há por trás e desconhecemos também como somos partícipes de toda uma engrenagem. 
A preocupação com o meio ambiente envolve questões complexas, ela envolve tudo em nossa vida, porque a Terra é nosso lar comum e criar uma vida sustentável deve ser uma tarefa de todos.

 Vamos pensar.......




3 comentários:

  1. serve pra produzir alimentos, produzir água, produzir vida

    ResponderExcluir
  2. Sem floresta, sem vida. A Floresta e sua biodiversidade desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico do planeta e melhoria da qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  3. A vegetação ajuda as nascentes produzirem água, as nascentes fornecem água para o desenvolvimento da vegetação. Essa água é evaporada pelos raios solares, o vapor dágua proveniente da evapotranspiração formará nuvens, que saturadas devolverá a água para o solo da floresta e para os riachos. Toda esta engrenagem deteriora se um dos processos falhar. Então chove pq tem floresta, ao mesmo tempo q tem floresta pq chove.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...