Pesquisar no blog

quarta-feira, 10 de abril de 2019

VAQUITA MARINHA

Vaquita marinha, é o menor cetáceo do mundo, foi levado à beira da extinção pela pesca ilegal com redes de emalhar. Endêmico da região do Alto Golfo da Califórnia, no noroeste do México.



A vaquita (Phocoena sinus) é uma espécie rara de toninha endêmica do norte do Golfo da Califórnia ou Mar de Cortez. É também conhecida como marsuíno-do-golfo-da-califórnia, toninha-do-golfo, boto-do-pacífico, cochito ou Panda do Mar, em razão de manchas negras nos olhos. Vivem em lagoas rasas e escuras ao longo da costa. Raramente nadam abaixo de 30 m e são conhecidos por sobreviver em áreas tão rasas que suas costas se projetam acima da superfície. Em média, as fêmeas adultas têm um comprimento de 140,6 cm, em comparação com 134,9 cm dos machos.

Das 129 espécies de mamíferos marinhos, a vaquita é a menor, e considerada a mais ameaçada.  Esta guerra parece estar perdida. Mas o que mais incomoda, é motivo da possível extinção: a pesca ilegal, e o tráfico de animais silvestres. De acordo com a(CIRVA)
  • Em 2017, havia 60 indivíduos; 
  • em 2016, havia 30
  • em 2018, havia 12
  • E o número caiu mais ainda. 
O afogamento acidental em redes de emalhar é a principal causa de mortalidade antrópica da vaquita. Com menos indivíduos no habitat, menos contato ocorrerá entre os sexos e, consequentemente, menos reprodução. Isto pode ser seguido por aumento da endogamia.


Em um esforço desesperado para salvar a vaquita, os cientistas propuseram capturar espécimes e transportá-los a um espaço cercado no Golfo da Califórnia, onde possam se reproduzir. Ainda não está claro se as vaquitas podem ser capturadas de forma segura ou como reagiriam à manipulação, transporte e confinamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...