Pesquisar no blog

domingo, 3 de março de 2019

OS RISCOS DA REDUÇÃO DO NÚMERO DE INSETOS

Os insetos representam a maioria dos seres vivos que habitam a terra e oferecem benefícios para muitas outras espécies, incluindo humanos. Fornecem alimentos para pássaros, morcegos e pequenos mamíferos; polinizam em torno de 75% das plantações no mundo; reabastecem os solos e mantêm o número de pragas sob controle. 


POR ONDE ANDA VOCÊ?

Parte integrante da vida na Terra, os insetos estão desaparecendo em uma velocidade dramática. Você já reparou que vários bichinhos da classe Insecta andam desaparecidos? As borboletas, abelhas, besouros, louva-a-deus, grilos, paquinhas, tatuzinhos, cigarras, vespas, joaninhas, vagalumes, etc. 


Publicado no periódico científico Biological Conservation, o artigo faz uma revisão de 73 estudos publicados nos últimos 13 anos em todo o mundo. Uma nova análise científica sobre o número de insetos no mundo sugere que 40% das espécies estão experimentando uma "dramática taxa de declínio" e podem desaparecer. Os pesquisadores descobriram o declínio nas populações de insetos em todo planeta. 
Entre destaques apontados pelo estudo estão o recente e rápido declínio de insetos voadores. Esta perda impacta besouros que reciclam resíduos, libélulas que dão início a vida em rios e lagos, abelhas e borboletas que fazem a polinização. Está ficando cada vez mais claro que a ecologia do nosso planeta está em risco e que é preciso um esforço global e intenso para deter e reverter essas tendências terríveis. Permitir a erradicação lenta da vida dos insetos não é uma opção racional. 
Os autores do estudo ainda estão preocupados com o impacto do declínio dos insetos ao longo da cadeia alimentar, na produção de comida. Já que muitas espécies de pássaros, répteis e peixes têm nos insetos sua principal fonte alimentar, é possível que essas espécies também acabem sendo eliminadas.

FATORES DA REDUÇÃO
  • O principal fator é a perda de habitat, devido às práticas agrícolas, urbanização e desmatamento. 
  • Em segundo lugar, está o aumento no uso de fertilizantes e pesticidas na agricultura ao redor do mundo, com poluentes químicos de todos os tipos. 
  • Em terceiro lugar, temos fatores biológicos, como espécies invasoras e patógenos. 
  • Quarto, mudanças climáticas, particularmente em áreas tropicais, onde se sabe que os impactos são maiores.

ARMAGEDOM
  • Sumiço de insetos terá impacto em nossa sobrevivência.
  • Um menor número de espécies pode se adaptar às mudanças e proliferar (baratas, moscas, mosquitos).
  • Espécies de insetos que são pragas e se reproduzem rápido provavelmente irão prosperar, seja devido ao clima mais quente, seja devido à redução de seus inimigos naturais, que se reproduzem mais lentamente. 
  • Moscas, besouros e vespas também são predadores e decompositores, controlando pragas.
  • As moscas, mariposas e borboletas são tão importantes quanto as abelhas para a polinização de muitas plantas com flores.
  • Imagine abrir a janela e ver baratas e moscas voando em vez de belas e coloridas borboletas, joaninhas, soldadinhos. Em vez de ouvir o estridente canto da cigarra, somente o bizarro zumbido dos mosquitos.

PARA SABER MAIS


4 comentários:

  1. gosto demais dos insetos não seriamos nada sem eles.

    ResponderExcluir
  2. sempre explico ao meus filhos que devemos respeitar a vida em qualquer forma

    ResponderExcluir
  3. todos temos o dever de cultivar os insetos, sem eles não haverá vida. cuidem de seu jardim

    ResponderExcluir
  4. insetos, precisamos deles, mas alguns são bem chatos e medonhos

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...