Pesquisar no blog

domingo, 10 de março de 2019

RIO FERVENTE

Uma antiga lenda peruana conta que no meio da floresta amazônica se esconde um rio cheio de mistério. Seu nome indígena é Shanay-timpishka, que significa “fervido pelo calor do sol”. De fato, a água do rio teria uma característica muito especial: seria capaz de ferver.


Bem no coração da Amazônia, lendas falam de um rio tão quente que ferve a partir de baixo. É incrível pensar que existem maravilhas naturais do planeta ainda não conhecidas pela ciência, mas tal era o caso do rio em Mayantuyacu, Peru.


Depois que conquistadores espanhóis mataram o último imperador inca, eles se dirigiram para as profundezas da floresta amazônica em busca de ouro. Alguns homens jamais retornariam, e aqueles que voltaram mencionavam um pesadelo vivo: água envenenada, cobras que comiam pessoas, fome, doenças e um rio em ebulição, como se fervido por uma grande fogueira. 
O rio não era lenda, e sim o local sagrado de cura geotérmica de Mayantuyacu, escondido na floresta tropical peruana e protegido por um poderoso xamã.  Com 25 metros de largura e 6 metros de profundidade, o rio avança por mais 6 km em temperaturas quentes o suficiente para cozinhar todos os animais infelizes de caírem na água. E sim, uma pequena parte dele é tão quente que realmente ferve. Há fontes termais documentadas na Amazônia, mas nada tão grande como este rio. O nome indígena do rio, Shanay-timpishka, significa 'fervido com o calor do sol'. 


Então, por que ele ferve? 
Assim como nós temos sangue quente correndo por nossas veias e artérias, a Terra tem água quente correndo por suas rachaduras e falhas. Quando chegam à superfície, produzem manifestações geotérmicas: torres de vapor, águas termais ou, neste caso, um rio fervente. 
O que realmente é incrível, no entanto, é a escala do local. O rio flui quente por 6,24 km e, ao longo da maioria desse percurso, é mais largo que uma rodovia. Tem piscinas termais e cascatas de mais de seis metros de altura... tudo com água quase fervendo. 


A cordilheira dos Andes é exatamente o local do encontro das placas tectônicas de Nazca com a placa Sul-americana, o que faz com que o local seja, dentre outras coisas, o de surgimento de muitos vulcões, e essa corrente de água quente com certeza vem do calor do fundo da terra (manto terrestre) e sobe entre as fendas das rochas até a superfície. 
Em todo o mundo, existem muitas nascentes de água quente e rios em ebulição, como o Parque Nacional Yosemite, nos Estados Unidos, e na Islândia. No entanto, a energia geotérmica desempenha um papel crucial no aquecimento da água nestes lugares, principalmente devido à existência de algum vulcão nas proximidades. No caso do rio, o mistério permanece, já que as primeiras formações vulcânicas ficam a mais de 700 quilômetros de distância. 


O processo exato ainda é desconhecido, mas acredita-se que uma vez precipitada, a água se infiltra no solo. Em seguida, ela seria aquecida por energia geotérmica terrestre antes de aflorar, em ebulição, nesse rio. Este curso d'água poderia, então, sugerir a existência de um vasto sistema hidrotermal subterrâneo. 


Ainda há o perigo de algum abalo sísmico fazer com que os gêiseres de água quente subam até superfície com a temperatura extremamente escaldante em questão de segundos! 




Referências 
https://www.bbc.com
https://www.terra.com.br
http://g1.globo.com


2 comentários:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...