Pesquisar no blog

sexta-feira, 22 de março de 2019

SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA UM SISTEMA AGROFLORESTAL

Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal é um sistema que reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a floresta. Um sistema agroflorestal é um sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação de uma floresta.


INTRODUÇÃO 
Muito se fala sobre a destruição das florestas pelo homem e sobre os riscos que a agricultura apresenta aos biomas nos quais ela é implantada. Mas nem tudo está perdido. Muito, aliás, anda sendo recuperado através de um sistema de produção que estimula a plantação de espécies agrícolas e florestais em uma mesma área. O Sistema Agroflorestal, também conhecido como “SAF”, que vem tornando possível o cultivo de diferentes espécies e incentivando agricultores na recuperação de áreas florestais no Brasil. 

O QUE É SISTEMA AGROFLORESTAL? 
Os Sistemas Agroflorestais (SAF) são a base para a agricultura orgânica. Associa-se a agricultura e a pecuária com árvores, combinando produção e conservação dos recursos naturais. Além de buscar atender às várias necessidades dos produtores rurais, como a obtenção de alimento, extração de madeira, cultivo de plantas medicinais. O SAF diversifica a produção proporcionando uma oferta mais estável de produtos ao longo do ano. 
Misturar espécies agrícolas com florestais tem sido uma alternativa para investir em áreas degradadas e recuperar florestas. O sistema que promove a integração de florestas com a agricultura pode ser implantado em qualquer bioma de qualquer região. Para que os agricultores tenham resposta rápida, o ideal é que escolham espécies típicas de sua região. E misturar espécies agrícolas, gramíneas, arbustivas, frutíferas e florestais é permitido. O agricultor só precisa estar preparado para o tempo no qual cada uma vai se desenvolver e produzir. 

BENEFÍCIOS 
Buscar alternativa para produzir nas áreas e recuperá-las, onde costumavam cultivar uma cultura ou que destinavam à pastagem estão degradados. Quando a opção é investir em uma Agrofloresta, o agricultor tem grande chance de extrair disso benefícios
  • Econômicos 
    • Venda de seus produtos 
    • Menos insumos 
  • Sociais 
    • Fixação no campo 
    • Relação familiar 
  • Ambientais 
    • Aumento da biodiversidade 
    • Acréscimo de matéria orgânica no solo, diminuindo a erosão do solo dessas áreas. 
    • Diminuição de sedimentos que vão para os corpos d´’agua. 
Uma grande vantagem para o agricultor é não precisar lidar com “pragas e doenças”. Como a biodiversidade é elevada, dificilmente elas atacam espécies presentes em agroflorestas:  Ex; Se aparece uma lagarta, rapidamente um passarinho vem comê-la. Se aparecer pulgão, as joaninhas vão atacar vorazmente. Chamamos isso de controle biológico. Dessa forma, os agricultores não precisam utilizar agrotóxicos e podem vender seus produtos como orgânicos. 

COMO FAZER 
  1. Identifique oportunidades - Produtos orgânicos - é muito importante que você identifique na sua região uma oportunidade nesse mercado. 
  2. Conheça a propriedade - Você precisa conhecer bem o ambiente onde montará seu Sistema Agroflorestal (SAF). Procure descobrir as limitações, a legislação local e as regras de plantio. É preciso saber o que é permitido produzir para que você esteja amparado pela lei. 
  3. Mercado - Outro ponto importante é a localização da propriedade. Como se chega até ela, é fácil escoar a produção e os vizinhos. Um vizinho que trabalha com algum tipo de agricultura que poderá prejudicar sua produção. 
  4. Análise de custos - Os SAFs são como qualquer outro negócio. Você precisa fazer os cálculos financeiros para saber o valor dos custos. A partir disso, é possível também conseguir estimar o tempo de retorno do investimento. Esse ponto é extremamente importante para não ter prejuízo. 
  5. Visão do negócio -  A agroecologia começou em áreas restritas muito ligadas à agricultura familiar. Hoje se tornou um empreendimento, e por isso você deve ter a visão de um empreendedor. 
  6. Conhecimento técnico - É evidente que é preciso dominar o conhecimento técnico sobre agroecologia ou produção orgânica, ou pelo menos conhecer muito o assunto. Caso contrário, não há o menor sentido em investir na área. 
CONCLUSÃO 
O sistema agroflorestal pode ser um bom empreendimento ambiental e econômico. Com a grande mistura de espécies (ocupando extratos/camadas diferentes do ecossistema, funciona de forma bem parecida com a floresta natural, em termos de ciclos de nutrientes, regulamentação do ciclo hídrico, interação com a atmosfera, etc. Quanto mais agrega valores socioambientais, maior reconhecimento terá seu produto no mercado. 





Referência Bibliográficas 
http:// globoecologia 
https://www.terra.com.br 
https://bibocaambiental.blogspot.com 
http://www.ciflorestas.com.br 
https://www.embrapa.br 
imagens - arvore ser tecnologico 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...