Pesquisar no blog

sexta-feira, 10 de maio de 2013

ENERGIA RENOVÁVEL E SUSTENTÁVEL


Com sol durante o dia e vento durante a noite, poderíamos gerar energia renovável flex. Encontrar maneiras de fornecer energia renovável, produzir água limpa e descobrir como preservar a sustentabilidade ambiental são os desafios que propiciam as maiores oportunidades na atualidade.


O desenvolvimento das fontes renováveis em nosso país ganhou ímpeto em 2002 com a implantação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica/Proinfa que objetiva: 
  • Diversificar a Matriz Energética Brasileira  prioritariamente hídrica,
  • Aumentar a participação da energia elétrica produzida pelas fontes eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH) no Sistema Elétrico Interligado Nacional (SIN),
  • Buscar alternativas para otimizar a segurança no abastecimento de energia elétrica
  • Valorizar as características e potencialidades regionais e locais.

A sustentabilidade eco-energética brasileira via matriz hídrica embute impactos ambientais, sociais e culturais que exigem urgente reavaliação frente ao Plano 2015, do Governo Federal, que prevê a construção de mais 415 hidrelétricas. Será benéfica e estratégica para o país a dependência a um só modelo energético “limpo”?
O Brasil sempre foi reconhecido mundialmente por ser agraciado com uma enorme diversidade em recursos naturais: temos abundância em rios, florestas, minérios, petróleo, gás, e mais recentemente o vento. Mas, estranhamente, pouco se fala sobre uma das maiores e mais limpas fontes de energia renovável: o Sol.  Por que o Brasil ainda não aproveita essa fonte de energia limpa, sem ruídos, gases, desmatamento e resíduos que nos chega todos os dias?

PARA SABER TUDO SOBRE ENERGIA  CLIQUE AQUI   e  AQUI   e   AQUI


fonte: revista cidadania;meioambiente/ revistasuperabril/ revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...