Pesquisar no blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PLANO DE AULA PRATICA INTERDISCIPLINAR - SOLO


PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA AS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA, BIOLOGIA, QUÍMICA, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA.

 
PALAVRAS CHAVES
Solo, meio ambiente, estudo cientifico,


OBJETIVOS
  • Atentar a desafios e ao trabalho em equipe;
  • Compreender os princípios de uma pesquisa cientifica;
  • Compreender e relacionar as diferenciações encontradas numa mesma localidade estudada;
  • Analisar e compreender a importância do solo para a sobrevivência dos seres vivos;
  • Desenvolver a capacidade de analise e compreensão dos fatos através da visão global;
  • Avaliar as consequencias de algumas ações para o meio ambiente sejam elas positivas ou negativas;
HABILIDADE E COMPETÊNCIAS 
  • Observar os solos de diferentes locais da escola;
  • Comparar as amostras e descrever suas características [ granulação, umidade, pH,etc.];
  • Coletar dados de maneira a incentivar a observação e investigação;
  • Sistematizar as informações utilizando diferentes linguagens como desenho, gráficos, registro fotográfico, relato de sensação[odor, cor, textura, etc];
  • Apresentar as informações coletadas, aprimorando a oralidade e desenvoltura dos educando;
  • Organizar dados utilizando a linguagem cientifica [ gráficos e tabelas];
MATERIAIS NECESSÁRIOS
  • Sacos plásticos [de preferência aqueles com zíper]
  • Etiquetas para identificação 
  • Kit de jardinagem[para cavoucar o solo]
  • Fita de pH ou pHgâmetro
  • Bandeja plástica
  • Jornal
  • Folha branca
  • Trena ou fita métrica [ para medição da área]
  • Luvas descartáveis 
  • Pote transparente com tampa
ESTRATÉGIAS


1)Formar grupo de 4 elementos
2)O professor deve criar as regras para a coleta:
  • Marcar a área de cada grupo, pelo menos 1m2 .
  • Cavoucar a uma profundidade de 10cm.
  • Coletar a amostra e acondicioná-la num saco plástico limpo.
  • Etiquetar com os dados:
  1. Local: sombreado ou não, presença de vegetação, área usada com via de locomoção, etc.
  2. Características: presença ou não de matéria orgânica, cor, cheiro e textura, umidade.
3) Fazer outra coleta em outro diferente, realizando o mesmo procedimento.
4)Levar as amostras para análise
  • Dividir cada amostra em 2 partes sobre uma folha de jornal,
  • Uma parte sobre uma folha branca para observar a granulação
  • O restante acondicionar num vidro transparente com tampa e completar com água na mesma proporção [ 50%].
  • Agitar o vidro e observar a presença de:
  1. Matéria orgânica[húmus] que ficara na superfície
  2. Areia ou argila que ficará no fundo
5)Registrar as observações. Descrever utilizando percentagem e proporção:
Ex. Foi introduzido .... gramas da amostra do solo num recipiente..[ descrever o tamanho do recipiente] que representou ....% do total. Depois foi colocado ......ml de água representando mais ....% total do recipiente. Após a agitação do vidro por 1 minuto observou-se que a matéria orgânica total representa ....% e a areia ou argila representa ....%. da amostra do solo estudado. Solo este localizado [ descrever a localização do solo]. Não esqueça: A mesma proporção do solo deve ser da água.
6)Fazer o mesmo procedimento com ambas as amostras.
7) Organizar os dados numa tabela

CONCLUSÃO DO ESTUDO
  • Promover a socialização das pesquisas com apresentação dos resultados em forma de seminário, onde cada grupo irá explicar os métodos utilizados e os resultados obtidos.
  • Elaborar um mural para expor os resultados dos trabalhos.
  • Entregar para o professor o relatório completo do experimento. 





 
Postar um comentário