Pesquisar no blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PLANO DE AULA – ENERGIA ELÉTRICA


Energia elétrica é uma forma de gerar energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos.








CONCEITOS

Produção de energia elétrica, conservação da energia, conscientização, Educação ambiental

OBJETIVOS
  1. O aluno deverá ser capaz de compreender e propor mudanças de comportamento em relação ao consumo de energia elétrica. 
  2. Também será capaz de perceber os diferentes impactos sociais e ambientais provocados pela produção de energia elétrica. 
  3. Deverá também aprender a trabalhar coletivamente. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deve: 
  4. Pesquisar sobre as diferentes formas de produção de energia; 
  5. Pesquisar sobre o impacto ambiental de cada uma delas (escala local e mundial); 
  6. Pesquisar na internet,jornais e periódicos. 
  7. Site do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural sobre o uso racional de energia não-renovável; (http://www.conpet.gov.br/w3/
  8. Trabalhar em grupo; 
  9. Ser capaz de motivar outras pessoas a reduzirem o consumo, como forma de proteger o meio ambiente e defender os interesses da coletividade.


ESTRATÉGIAS
  1. Propor a pesquisa sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica; 
  2. Produzir mapas localizando as diferentes formas de produção de energia elétrica e os diferentes tipos de impactos socioambientais. Fazer um texto analisando e comparando as diferentes formas de organização e distribuição da energia elétrica;
  3. Propor se possível, visitas a diferentes usinas de energia;
  4. Separar os alunos em grupos. Cada grupo deverá fazer um seminário sobre um sistema de produção de energia;
  5. Fazer uma cartilha com orientações para se reduzir o consumo de energia, apresentando as principais conclusões da pesquisa.
CONCLUSÃO
  • Fazer um mural comparativo das diferentes fontes de energia, valorizando os impactos sociais e ambientais;
  • Distribuir a cartilha para a escola e para a comunidade;
  • Realizar uma palestra aberto a todas as séries da escola e a comunidade;
  • Se possível, distribuir mudas de árvores nativas para os participantes; 
AVALIAÇÃO
Realizar uma peça de teatro categoria humor promovendo a conscientização e informação sobre a importância de redução no consumo de energia.
Postar um comentário