Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O QUE É UMA BACIA HIDROGRÁFICA


Conceito de Bacia Hidrográfica
A bacia hidrográfica de um determinado rio ou curso de água, designa uma região cujas águas das chuvas escorrem para esse mesmo curso de água e seus afluentes e sub-afluentes. A formação das bacias hidrográficas ocorre devido aos desníveis do terreno que orientam a drenagem das águas numa determinada direção. Todas as bacias hidrográficas de uma determinada região estão separadas topograficamente entre si pelos chamados divisores de águas, sendo possível dividir, através desses divisores, todo o território em bacias hidrográficas.
Os principais elementos componentes das bacias hidrográficas são os "divisores de água" – cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia, "fundos de vale" – áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações, "sub-bacias" – bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal, "nascentes" – local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d'água, "áreas de descarga" – locais onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão, "recarga" – local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e "perfis hidrogeoquímicos" ou "hidroquímicos" – características da água subterrânea no espaço litológico.
Às vezes, as regiões hidrográficas são confundidas com "bacias hidrográficas". Porém, as bacias hidrográficas são menores – embora possam se subdividir em sub-bacias (por exemplo: a bacia amazônica contém as sub-bacias hidrográficas dos rios Tapajós, Madeira e Negro), e as regiões hidrográficas podem abranger mais de uma bacia.
De acordo com a Resolução CNRH n.º32 de 15/10/03, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, o Brasil está dividido em regiões hidrográficas denominadas: região hidrográfica Amazônica, região hidrográfica do Tocantins-Araguaia, do Atlântico Nordeste Ocidental, do Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, do São Francisco, do Atlântico Leste, do Atlântico Sudeste, do Paraná, do Uruguai e a região hidrográfica do Atlântico Sul.
Já as bacias hidrográficas são inúmeras, mas as quatro principais bacias hidrográficas do Brasil são: a bacia Amazônica, do Tocantins, bacia Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e a bacia do rio São Francisco. Juntas, elas cobrem cerca de 80% do território brasileiro, porém de forma bastante irregular.
A bacia Amazônica responde sozinha por 70% da disponibilidade de recursos hídricos no Brasil enquanto que as bacias da região sudeste respondem por apenas 6%. Assim, as bacias da região sudeste estão sendo usadas no seu limite uma vez que abastecem mais de 42% da população brasileira.
A Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas é ainda, a maior e mais extensa rede hidrográfica do mundo com uma área total de 6.110.000 km² desde sua nascente nos Andes Peruanos até sua foz no Atlântico na região norte do Brasil. Ela é considerada uma bacia continental por se estender sobre diversos países da América do Sul.
Outras bacias hidrográficas importantes do mundo são a bacia hidrográfica do Rio Saint Lawrence, que faz divisa dos EUA com o Canadá e dá origem ao maior sistema de lagos interiores do mundo, os "Grandes Lagos"; e a bacia dos rios Tigre e Eufrates consideradas o berço da civilização.


  PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI E AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...