Pesquisar no blog

sábado, 22 de junho de 2019

O QUE TEM PRA COMER AMANHÃ?

Hambúrgueres e almondegas criadas em laboratório, pizzas impressas em casa, tomates roxos com propriedades anti câncer ampliadas, barrinhas de insetos, salada de algas, bolos e pães de insetos, doces elaborados com ovo de gergelim. O que o futuro nos reserva à mesa? Vai um sushi? Bon Appétit!



E assim caminha a humanidade 
No século passado, os futuristas imaginavam que a comida da virada do século seria composta por uma série de pílulas. Nada mais improvável. Nunca vamos abrir mão de preparar uma refeição. mesmo que seja usando uma impressora e não um fogão. A combinação de aromas e cores de um prato e o convívio ao redor da mesa é o que nos deixa feliz. Dentro de décadas, nossos pratos terão os mesmos nutrientes de hoje. Mas o aspecto vai ser bem diferente. A biotecnologia acompanha e transforma o mercado alimentício em altíssima velocidade. É possível modificar a relação do homem com o alimento para não sobrecarregar a natureza? Como saber se os alimentos consumidos todos os dias não têm agrotóxicos demais? De onde vem essa comida e para onde ela vai?

já pensou em um jantar preparado exclusivamente para você em uma impressora 3D? 

Antes de “imprimir” o prato, um sistema de Inteligência Artificial cruza diversos dados coletados a partir da análise do seu DNA, dos seus wearables (tecnologias vestíveis) – como óculos que medem seu nível de açúcar no sangue – e de outros exames de saúde associados ao seu estilo de vida para identificar quais vitaminas e outros componentes seu organismo está carente e, com isso, “cozinhar” uma receita personalizada para suprir suas necessidades nutricionais evitando ingredientes desaconselhados à sua saúde.

Bom apetite, este vai ser seu jantar 
  • Você chega em casa cansado, tira do congelador um pacote de almôndegas desenvolvidas em laboratório. 
  • Digita na impressora 3D o cardápio que vai acompanhar. 
  • Uma pizza feita de ingredientes em pó, recheada de insetos.
  • Um pó esverdeado, que tem o gosto do ovo comum e pode ser usado em bolos, saladas e doces. Mas é feito a partir de uma base de gergelim. 
  • Um composto de ervilhas que, depois de processado, fica muito parecido com um pedaço de carne. Com a vantagem de não ter colesterol, gordura saturada ou os hormônios ministrados aos animais. 
  • Apetitosos bichinhos crocantes de seis patas. Animais fáceis de criar: eles ocupam pouco espaço, consomem menos água e se reproduzem com facilidade.
  • Separa na geladeira dois tomates roxos, uma porção de algas, cenouras coloridas. Voilà, salada pronta. 
  • Hambúrgueres, almôndegas, nuggets, salsichas e linguiças. imitações de carne. Ou de insetos. Ou da carne desenvolvida in vitro: 
  • Uma cultura de células-tronco vai ser capaz de se reproduzir até formar um alimento igual aos que conhecemos hoje. 
  • Bom se não gosta de cozinhar, aperte o botão na geladeira, escolha o cardápio, um drone entregara sua refeição. 

Está de Regime? Sem problema

Inspiradas na gastronomia molecular, as pílulas vão levar sabores, temperos e nutrientes condensados. Para servir uma refeição basta consultar uma receita e colocar as cápsulas escolhidas em máquinas específicas, que as hidratam e transformam em alimento. Tudo controlado por sensores eletrônicos e um sistema computadorizado. Para fazer sua sopa, cubos congelados são misturados sob temperatura ideal a pílulas de temperos. Fibras trituradas são reidratadas e ganham a adição de sabores naturais, inclusive na hora da sobremesa. 

Trilhar o amanhã

Sua cozinha vai ficar mais parecido com a dos Jetsons, desenho criado na década de 60 sobre uma família futurista. 
  • COMIDA LÍQUIDA - Isso não é mais coisa só de bebês. Empresas estão criando bebidas que substituem refeições, misturando ingredientes como algas modificadas por bioengenharia e inulina de alcachofra. 
  • IMPRESSÃO 3D - Adeus ao fogão. Camada por camada, qualquer coisa que possa ser transformada em líquido e depois sobreposta pode se tornar uma refeição saída de uma impressora 3D. É preciso criar um cartucho pra cada grupo alimentício, o que aumenta o custo e a complexidade. 
  • INSETOS - Baratos, nutritivos e abundantes. São as qualidades mais desejadas em qualquer item alimentício e os insetos as atendem com louvor. Mais de um terço da população do planeta já consome insetos - resta torná-los mais atrativos para o restante dos paladares. 
  • ON-DEMAND – disponível, pronto para entrega, produzido conforme a demanda. Experiências alimentares podem ser personalizadas a partir da tecnologia para gostos muito específicos. Algoritmos estão sendo usados para rastrear a demanda por determinado produto para ajustar o preço.


3 comentários:

  1. ecaaaaaaaaa ainda bem q não ta vivo

    ResponderExcluir
  2. não vou estarei neste mundo.. Enquanto isto vejo os jetsons; robôs empregados, carro voador, cozinha sem fogão, passeio interplanetário, desmaterialização, tudo automático, etc...

    ResponderExcluir
  3. amanha vai ter o que sobrou de hoje.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...