Pesquisar no blog

sexta-feira, 21 de junho de 2019

BELDROEGA - UMA PLANTINHA

Temos o costume de classificar qualquer planta que não conhecemos muito bem como “mato”, principalmente se ela cresce em todo o canto e não aparenta ter nada de especial em sua estética. O que acontece é que esse tipo de planta muitas vezes oferece mais do que aparenta.


As pessoas ignoram ou realmente não conhecem as PANCs e por conta disso não sabem de seus benefícios. Geralmente são encontradas em feiras orgânicas, no entanto, a maioria pode ser cultivada em casa sem maiores problemas. A gastronomia pouco investe nestas plantas.

BELDROEGA

A beldroega , onze-horas e salada-de-negro - Portulaca oleracea - é muito mais que um matinho que aparece um qualquer canto faça chuva ou faça sol, ela é uma PANC. Por ser confundida com uma erva daninha, ela não apresenta nada demais em um sua estética, como todo “mato”, apresenta folhas verdes, porém, apresenta flores amarela também. O que a torna tão especial é seu sabor levemente ácido e salgado, além disso, pode ser consumida tanto cozida quanto crua, sendo bem versátil e deliciosamente saborosa em pratos nutritivos e pouco calóricos.
Originária da Europa, conhecida no mundo todo como uma planta rasteira de mais ou menos 15 centímetros de altura com enorme poder medicinal. Seus chás ajudam rins, fígado e bexiga e incluir na dieta cotidiana é perfeito para o organismo, devido a seu valor nutricional único. A maior parte das pessoas dispensa a beldroega pensando que ela estraga esteticamente ou faz mal à sua horta, o erro dessas pessoas está em pensar justamente isso, considerando que, se bem preparada e utilizada, ela pode oferecer benefícios incríveis. 


Benefícios à saúde

Problemas estomacais - Usada principalmente para tratar vômitos, diarreia e prisão de ventre, ela tem a função natural de um laxante e suas sementes são capazes de combater com eficácia vermes intestinais como a lombriga.
Sistema urinário - Além do sistema intestinal, esta planta poderosa auxilia na ação diurética dos rins, estimulando o trabalho dos néfrons presentes nos órgãos e limpando o organismo ao fazer com que você elimina as toxinas presentes no corpo.
Estética- Além da ajuda interna, esta planta pode ser muito utilizada para fins estéticos, como no tratamento para acne, por exemplo. Um emplastro de folhas aplicado semanalmente ajuda a tratar nossas grandes inimigas da adolescência de forma natural e saudável com seu forte poder de cicatrização, o que ajuda no tratamento de queimaduras leves e hemorroidas.
Alergias - No que ainda se refere às ações externas que a beldroega tem sobre o corpo humano, picadas de mosquitos são facilmente tratadas com uma substância preparada a base dessa planta, evitando coceira e infecções sérias devido ao poder anti-inflamatório e antibacteriano.
Valor nutritivo poderoso - Vitamina A; Potássio;Ferro; Cálcio; Vitaminas do complexo B;ômega 3;Magnésio;Vitamina C;Betacaroteno;Ácido fólico;Manganês;Fósforo;Cobre.

É quase certo que você nunca sequer tenha imaginado tanto poder em uma planta só, ainda mais em uma planta constantemente ignorada pelas pessoas. Pois bem, a beldroega é excelente na cozinha e mais ainda para o organismo. Agora que você já conhece um pouco mais desse assunto, está pronto para experimentar uma salada nutritiva. A beldroega compõe bem na preparação de sopas, molhos para massas e na substituição de espinafre, quando refogada.

Salada de folhas

Ingredientes

  • 1 prato de folhas de folhas - dente de leão, serralha, beldroegas, capiçoba, capuchinha, agrião e rúcula 
  • 1 tomate, 1 pepino e 1 cebola.
  • Sal, alho frito, pimenta do reino a gosto.
  • Limão, azeite de oliva extra virgem a gosto. 
  • Lave e seque as folhas, corte o tomate pepino e cebola, em cubinhos 







Um comentário:

  1. hj esta na moda comer vários tipos de plantas, que a muito é consumido no interior do pais. na periferia das minas gerais é comum consumir plantas diferentes na alimentação. taioba, ora-pro-nóbis, capuchinha, azedinha, etc..

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...