Pesquisar no blog

segunda-feira, 3 de junho de 2019

FORMIGA DRÁCULA

O recorde de animal com movimentos mais rápidos de toda a fauna tem um novo dono: ele pertence à formiga drácula (Mystrium camillae), que vive no subterrâneo e tem a prática de sugar o sangue de suas próprias larvas. As mandíbulas desta espécie minúscula podem abrir e fechar cinco mil vezes mais veloz que um piscar de olhos. 


imagine uma mordida dada com velocidade de 320 quilômetros por hora. Pois esta é a potência das mandíbulas da formiga, Mystrium camillae, a mais potentes do mundo animal. A espécie encontrada no Sudeste Asiático e na Oceania, faz o movimento considerado o mais rápido do mundo animal, de acordo com o entomologista Andrew Suarez, professor de biologia animal da Universidade de Illinois.
Essa alta velocidade de aceleração dos ataques que cria as forças de alto impacto é necessária para seus comportamentos predatórios e defensivos. As formigas drácula usam esse movimento brusco para atacar artrópodes, atordoando-os e esmagando-os. Os bichos mortos são levados para o ninho, onde servem de alimento para as larvas. 


Foi utilizado câmeras incrivelmente rápidas para captar todo o movimento. E o raio-X para ver a anatomia dessas formigas e entender melhor como o movimento funciona. Em seguida, os pesquisadores criaram modelos de computador para testar como cada elemento da estrutura mandibular do bicho afetava a composição do movimento. 

O comportamento da formiga drácula faz lembrar o observado pelo camarão mantis, um animal marinho conhecido por espancar a presa antes do abate. Trata-se de um crustáceo, também conhecido como lagosta-boxeadora. Uma das suas espécies, o Odontodactylus scyllarus, dá um "soco" que chega a 80 quilômetros por hora. 


Fonte 
Revista Galileu
BBC News Brasil 

Um comentário:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...