Pesquisar no blog

quarta-feira, 11 de abril de 2018

ANALISANDO MEU CHURRASCO DE FIM DE SEMANA


Fim de semana num sítio com amigos, curtindo churrasco, piscina, carteado, uma boa cerveja gelada. Nem tudo são flores... sempre aparece aquele “bebum” com questionamento. _”Diz aí professor, quanto de impacto nosso churrasco causa”? Pois bem, este post é para ele. 



A picanha, a fraldinha, o cupim, a costela e a maminha, bem salgados, feitos na brasa, símbolos de um bom churrasco, estão se tornando inimigas do clima. É que a carne, desde a criação do gado até a mesa do brasileiro, é responsável pela liberação de grande quantidade de gases que causam o aquecimento global. 
De acordo com o Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg), Os impactos causados pela agropecuária são responsáveis por 69% das emissões de gases de efeito estufa do Brasil. Estão incluídos na conta, poluentes decorrentes do processo digestivo e dejetos de rebanhos, o uso de fertilizantes e o desmatamento (43% das emissões nacionais). Somente o gado de corte é responsável por 65% das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária. 
Um dos problemas está no sistema digestivo dos animais com dificuldades de processar o capim. O gado bovino, quando se alimenta do capim, elimina metano por meio do arroto e do pum. Não é como nos carros, que vemos uma fumaça cinza, mas são poluentes. Não esqueça, que nós seres humanos também liberamos muito metano através da digestão. Porém os “ecochatos” só culpam os bovinos. 
Além dos problemas com o gado, entra na conta o transporte da carga, que, na maioria das vezes, usa diesel, o mais poluente dos combustíveis e o desmatamento para criação de pasto. A relação entre a pecuária e o desmatamento é muito estreita porque a pecuária tem uma fluidez econômica muito rápida, o que facilita colocar a pecuária nos locais de expansão (desmatadas) para ter o direito daquela área mais tarde. É comum a extração de madeira deixar áreas degradadas que, em seguida, acabam revertidas em pasto. 
Cada bife que a gente come é responsável por impacto ambiental. Na verdade tudo que consumimos tem um impacto direto. Se a gente for levar em conta toda esta contabilidade, vamos ficar paranoicos. Precisamos promover políticas de recuperação de pastagens em degradação para aumentar produtividade e emitir menos gases, promover a recuperação de nascentes e proteção de nossos mananciais, campanhas contra o desperdício e consumo consciente. E continuar produzindo comida de qualidade e o nosso churrasco de fim de semana. 
Um bom churrasco sempre é acompanhado de carnes diversas; bovinas, suínas, aves, embutidos. Logicamente não pode faltar o carvão fumegante(liberando monóxido de carbono) e a cerveja estupidamente gelada.  E aí, a resposta foi suficiente ou quer que eu desenhe? kkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...