Pesquisar no blog

sexta-feira, 13 de abril de 2018

ATITUDES QUE AJUDAM A SALVAR O PLANETA

Os rios e oceanos são fonte de vida, abrigando uma vasta parcela da biodiversidade e fornecendo recursos naturais preciosos para a sobrevivência de comunidades costeiras, ribeirinhas e toda a população. Todavia, a superexploração dos biomas aquáticos, a gestão inadequada do lixo e do esgoto e padrões produtivos altamente poluentes ameaçam a saúde dos mesmos.


DIMINUA O CONSUMO DE GARRAFA PET
Você provavelmente já comprou uma garrafa de água e a jogou fora logo depois de bebê-la. Por dia, milhões de pessoas em todo o mundo estão fazendo exatamente a mesma coisa. A taxa média global de reciclagem de plástico é de 25%, o que significa que um volume enorme de lixo plástico vai parar nos oceanos — e, acredite muitos desses resíduos são garrafas descartáveis de água. São necessários pelo menos 450 anos para que uma garra plástica se decomponha e desapareça do meio ambiente. Você pode imaginar as consequências disso para a natureza. Em vez de continuar consumindo esse tipo de produto, substitua-o por uma garrafa de aço inoxidável que não seja descartável.

NÃO JOGUE LIXO NA RUA
Assim como as garrafas plásticas, o lixo jogado nas ruas muitas vezes vai parar nos rios e por sua vez nos mares e nas praias. Sacolas, cocos, bitucas de cigarros, canudinhos, etc... . Filtros de cigarro têm, em sua composição, milhares de substâncias químicas, que podem matar peixes. Se você fuma, jogue sua bituca numa lata de lixo e não, no chão da rua. Muitos animais marinhos confundem a sacolinha de plástico com alimentação. 

SEJA UM CONSUMIDOR CONSCIENTE
Não desperdice alimentos e quaisquer outros produtos, consuma por necessidade e não por consumismo. Recicle, Reaproveite, Reduz. . Quando vai comprar qualquer produto, leva em conta o cuidado com o meio ambiente, a saúde humana e animal. Planeja suas compras antes de fazê-las. Não compra por impulso. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impactos e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente.

DIMINUA SUA PEGADA DE CARBONO
A pegada de carbono é uma metodologia criada para medir as emissões de GEEs (gases de efeito estufa) - elas são convertidas em CO2eq (quantidade de gases). Os gases são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processo ou de um serviço; exemplos de atividades que geram emissões: queima de combustíveis fósseis, cultivo de arroz, criação de pastagem para gado, desmatamento, queimadas, produção de cimento, entre outras.  A nível individual, isso significa optar por se deslocar de bicicleta ou transporte público em vez de usar o carro; diminuir o consumo geral de energia; usar fontes de energia “verdes”, como energia solar e eólica; e fazer escolhas mais conscientes sobre o que comer e o que comprar.

NÃO USE COPOS, TALHERES NEM CANUDOS DESCARTÁVEIS FEITOS DE PLÁSTICOS
Mais de 50% das tartarugas marinhas morrem por ingerir alguma forma de lixo. Cerca de 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos é plástico. Estudos mostram que, diariamente, a população usa e joga fora bilhões de canudos. Algumas estimativas apontam que, se não for diminuído o ritmo com que se descartam itens como copos, talheres, sacolas, canudos e garrafas descartáveis, os oceanos terão até 2050 mais plásticos que peixes, e 99% das aves marinhas terão ingerido o material. Escolha produtos que sejam reutilizáveis.

SEJA UM CONSUMIDOR INFORMADO
Com o esgoto, microplásticos da sua pasta de dente, fio dental, produtos de higiene e roupas são lançados ao mar. Ainda é impossível retirá-los dos oceanos por causa do seu tamanho pequeno. Isso coloca em risco não apenas os animais que ingerem esse lixo, mas também os humanos, que comem o material ao consumir frutos do mar. Ao comprar produtos de cuidado pessoal, evite os que contêm micropartículas. Você pode fazer isso olhando a lista de ingredientes. Se contiver polipropileno, polietileno, tereftalato de polietileno ou metacrilato de polimetilo, não compre.

EVITE EMBALAGENS E SACOS PLÁSTICOS
Você já deve ter entendido que o plástico destrói os oceanos. Quando for ao supermercado, use sacolas de papel em vez das de plástico na hora de empacotar as compras. Prefira produtos que vêm embalados em vidro ou papel aos que chegam já em embalagens plásticas para o consumidor.

CUIDE DO SEU ANIMAL DOMÉSTICO COM RESPONSABILIDADE
Se você tem um animal de estimação, é muito provável que você tenha causado algum mal aos ecossistemas sem nem saber. Os resíduos das caixas de areia dos gatos são muito destrutivos para a vida marinha. Portanto, não os despeje na privada, pois eles vão parar no mar ao longo da cadeia de esgotos. Ao comprar ração, tenha certeza de que o produto está livre de ingredientes que não sejam ambientalmente responsáveis. Se tiver um aquário, evite comprar peixeis de água salgada capturados de ambientes silvestres. Nunca solte peixes de aquário, e qualquer outro animal que não são nativos da região, no mar, nos rios, lagos e matas. Embora possa parecer uma ótima ideia, a iniciativa pode ter impactos negativos consideráveis para a o ecossistema nativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...