Pesquisar no blog

segunda-feira, 5 de junho de 2017

350 MILHÕES DE ANOS NUMA MESMA FOTOGRAFIA

Ao norte da vila de Knockaun, a 260 quilômetros de Dublin, na costa irlandesa, dispõe de uma região costeira mais alta, proeminente, de uma elevação impressionante chamada de Downpatrick. Separado 80 metros do continente, há uma pilha estratificada de rochas, conhecida como Dun Briste ou "forte quebrado". 




A PILHA ESTRATIFICADA DA IRLANDA

Dun Briste se separou do continente desde 1393, como resultado das erosões  naturais (vento, água, sol).  Popularmente conhecida como a "Pilha do Mar", esta estrutura apresenta camada sobre camada estratificada de rochas multicoloridas, com aproximadamente 50 metros de altura. Os penhascos foram formados no período Mississipiano (carbonífero inferior), um termo geológico para uma idade de cerca de 350 milhões de anos atrás, quando as temperaturas do mar em torno da Irlanda eram muito mais elevadas do que hoje.


Lenda
Diz a lenda que um terrível ogro pagão, chamado Geodruisge, vivia neste local. São Patrício, o padroeiro da Irlanda, costumava ir numa igreja localizada em uma cidade próxima. Quando o ogro se recusou a se converter ao cristianismo, "São Patrício" golpeou o chão, dividindo uma parte da península em direção ao mar.

Fonte:
http://mundogeografico.com.br/
http://stapico.ru/photos
http://bragaspelomundo.blogspot.com.br/2012/11/ballycastle-cliffs-downpatrick-head.html

Nenhum comentário: