Pesquisar no blog

terça-feira, 23 de maio de 2017

LIVRO NEGRO - CABEÇA DO DIABO




Uma planta tenebrosa e assustadora… Adorada pelo mundo das trevas e "adoradores da antiga religião". Uma orquídea que gera desconfiança e medo… uma flor diferente e curiosa… uma imagem tétrica e lúgubre… uma planta pavorosamente simpática… uma orquídea do gênero Telipogon, conhecida como “Cabeça do Diabo”.






A planta do dia, a incrível e sinistra Telipogon diabolicus. Já apelidada de “orquídea cabeça de diabo”, o nome desta espécie é uma óbvia referência à figura existente no centro do labelo de sua flor, que se assemelha com a típica imagem associada ao demoníaco anjo das trevas.
Pesquisadores descobriram no sul da Colômbia, uma espécie de orquídea na tem dado o que falar - e temer. Uma rara flor com pétalas ultra delicadas e cores que variam entre cor-de-rosa e violeta tem uma peculiaridade impressionante e ao mesmo tempo assustadora: sua coluna - estrutura central das orquídeas - apresenta uma profunda semelhança com a cara de um diabo. A descoberta da planta, batizada com o sugestivo nome Telipogon diabolicus. 


Esta espécie é exclusiva da região sul da Colômbia. Habitam regiões montanhosas altas, em bosques cobertos por densas névoas, sempre de forma epífita fixadas em pequenos galhos de árvores. Nas áreas úmidas e montanhosa das regiões de Putumayo e Nariño. De acordo com o estudo, a nova orquídea tem um talo (pedúnculo) que varia entre 5,5 e 9 cm e flores simultâneas. Encontrada em pequena quantidade, corre risco de extinção por estar localizada em uma área vulnerável do país.
O nome Telipogon deriva do grego: telos, que significa “final”, e pogon, que significa “barba”, em referência aos pelos existentes na coluna das flores deste gênero. Enquanto algumas pessoas acreditam tratar-se de uma obra satânica, eu particularmente aprecio o formato desta simpática orquídea, e a figura central desta flor me recorda um personagem antigo da editora americana Harvey Comics, o Brasinha. Os mais velhos, como eu, provavelmente lembram das aventuras deste encantador diabinho. Os mais jovens lembram de Hellboy, um personagem de histórias em quadrinhos, lançadas no Brasil pela Mythos Editora e imortalizado no cinema pelo diretor Guillermo del Toro.


Muitas espécies de orquídeas se Assemelham a animais e personagens. Os exemplos bons são o simia de Dracula que assemelha-se a um macaco, Ophrys bombyliflora que assemelha-se a um zangão e Habenaria radiata que assemelha-se a uma garça-real branca.



Referência
https://orquideasjph.wordpress.com/2017/04/16/telipogon-diabolicus/
http://www.orquidarioolimpia.com.br/single-post/2016/07/25/Telipogon-diabolicus
http://scienceinpoland.pap.pl/en/news/news,410724,new-diabolical-orchid-species-discovered-by-polish-scientists-in-colombia.html

Um comentário:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...