Pesquisar no blog

quarta-feira, 3 de maio de 2017

10 PERSONALIDADES QUE ABALARAM O MUNDO

Você já pensou em ser lembrado mesmo depois de morto? Há muitas pessoas famosas no mundo. Algumas são bem conhecidas na comunidade, cidade ou país onde vivem. Outras são conhecidas no mundo inteiro. No entanto, apenas saber o nome de alguém famoso não significa que você realmente conhece a pessoa. Não significa que conhece detalhes sobre sua formação e o tipo de pessoa que ela realmente é. Então, é isso o que acontece com diversos nomes importantes da história. Seus feitos, legados e o conhecimento passado por cada um deles fez com que se tornassem pessoas influentes, mesmo depois de mortas.




GÊNGIS KHAN
Ele fez o mundo tremer. O homem que nunca aceitou  submeter-se à vontade de outros.

No século XIII, Gêngis Khan fundou um império que mais tarde iria do mar Cáspio ao oceano Pacífico, a partir da Mongólia. Tanto poder e preparo contrastam com sua origem: o líder passou a infância em completo desalento. Ninguém poderia imaginar um garotinho chamado Temudjin, nascido na segunda metade do século XII, estava fadado a resgatar a tradição de conquistas de seu povo. E ainda a viver a aventura mais assombrosa que o mundo conheceu e a fundar o maior império da história em extensão contínua de terra. Depois de destruir, Gêngis Khan reconstruía. Não tinha como ressuscitar os mortos, mas mandava buscar outros vivos que os substituíssem. Em toda parte, organizava, instituía uma administração eficaz, recrutava os habitantes que a ele aderissem. Morreu, durante uma campanha, no dia 18 de agosto de 1227, sem conhecer uma parte do território que seus homens conquistaram. Mesmo depois da histórica derrota, seus guerreiros fizeram uma incursão espetacular e decisiva na Europa.


JESUS DE NAZARÉ 
A morte de Jesus não foi o fim da sua história; era, de fato, o começo.

Nasceu entre 7–2 a.C. e morreu por volta de 30–33 d.C. Independente de crenças e religiões, Jesus pode ser considerado o homem mais popular ou influente da história. Ele fundou o cristianismo (a maior religião da história), tem suas histórias contadas até hoje e também é o início da nossa era (digo isso em relação a contagem de anos). Jesus foi um pregador judeu da Galileia, foi batizado por João Batista e crucificado por ordem do governador romano Pôncio Pilatos. No contexto islâmico, Jesus (transliterado como Isa) é considerado um dos mais importantes profetas de Deus e o Messias. Para os muçulmanos, Jesus foi aquele que trouxe as escrituras e é filho de uma virgem, mas não é divino, nem foi vítima de crucificação. O judaísmo rejeita a crença de que Jesus seja o Messias aguardado, argumentando que não corresponde às profecias messiânicas do Tanach. Jesus Cristo não era pobre, sua árvore genealógica chega a dinastia de Davi, que na história bíblica era um dos homens mais ricos da época. Acreditar nele ou não é somente uma questão de opinião, então seja uma pessoa legal e não crie tretas nos comentários! 


PLATÃO 
Revolucionário na maneira de pensar a realidade.

Esse aqui foi um grande filósofo que viveu em Atenas, entre os anos de 427 a.c e 347 a.c. Ele também fundou a primeira instituição de ensino superior ocidental e é o criador da Teoria das Ideias. Fundador da Academia de Atenas, Platão, aluno de Sócrates e professor de Aristóteles, é um dos filósofos gregos mais conhecidos e estudados até os dias atuais, especialmente por sua obra ter sobrevivido praticamente intacta mais de 2400 anos, o que não aconteceu com a grande maioria de seus contemporâneos. Os personagens dos diálogos de Platão tratam de diversos temas em praticamente todas as áreas da vida, privada ou pública, entre os principais temas encontramos, a política, arte, religião, justiça, medicina, vício e virtude, crime e castigo, sofrimento e prazer, sexualidade e a natureza humana, amor e sabedoria, entre outros.


LEONARDO DA VINCI 
Um homem que pensava à frente do seu tempo.

Foi um artista, matemático, inventor e escritor. Sua mente curiosa o fez ser um dos nomes mais memoráveis da história. Da Vinci foi chamado de gênio e o principal nome da Renascença. Seus talentos iam muito além dos trabalhos artísticos. Como muitos líderes do humanismo renascentista, ele não via uma divisão entre a ciência e a arte. Nasceu em 15 de abril de 1452, em Vinci, Itália, morreu em Aboise, França, em 2 de maio de 1519. Você com certeza o conhece como pintor de quadros como Monalisa, O Batismo de Cristo e Última Ceia. Por determinação da Igreja, Leonardo foi exilado - afinal, queimá-lo na foqueira em praça pública não seria interessante para o clero, já que ele gozava de tanto prestígio que seus amigos o chamavam de "Mestre Leonardo". A Igreja o perseguia por toda parte, mas ele continuava em sua missão de, juntamente com outros sábios, auxiliar o povo a ter o acesso ao conhecimento da verdade e da cultura.


ISAAC NEWTON 
“ Ah, gravidade, tu és uma vadia sem coração. ”(Sheldon Cooper)

Foi um cientista inglês. Nasceu em Woolsthorpe- Inglaterra em 1642, faleceu em 1727 Londres. Descobriu a "Lei da Gravitação Universal". É considerado um dos maiores estudiosos da história da humanidade. Publicou diversos trabalhos sobre mecânica, astronomia, física, química, matemática e alquimia. Há também escritos seus sobre teologia. É conhecido como um fundador ou pai da física moderna. Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.


GALILEU GALILEI
Excomungado pela igreja católica e condenado por defender a teoria de que a Terra gira em torno do Sol.

Nasceu em Pisa, 15 de fevereiro de 1564 e morreu em Florença, 8 de janeiro de 1642. Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Foi personalidade fundamental na revolução científica. Considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna . A partir de suas descobertas astronômicas, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária ao dogma da Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar suas ideias pubicamente. Ele foi condenado por heresia e permaneceu seus últimos anos sob prisão domiciliar, proibido de receber visitas ou imprimir seus trabalhos fora da Itália, duas sentenças que foram ignoradas por ele. No século 20 muitos papas reconheceram a obra de Galileu, e em 1992, o Papa João Paulo II expressou arrependimento sobre o caso. E foi absolvido pela igreja católica. As contribuições de Galileu foram muito significantes para a nossa compreensão do Universo. Ele teve um papel muito importante na revolução científica e recebeu o título de “O Pai da Ciência Moderna”.

NIKOLA TESLA
O inventor da modernidade, o gênio mais injustiçado da história.

Nasceu em Smiljan, Império Austríaco, 10 de julho de 1856, morreu em Nova Iorque, 7 de janeiro de 1943. Nunca se casou ou se preocupou muito com o seu dinheiro. Morreu pobre, aos 86 anos. Foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica. Mais de 300 patentes em quase 30 países (inclusive 2 aqui no Brasil), mas então porque ele não é reverenciado como um gênio? Tretas como as de Thomas Edison que você confere a partir de agora. Thomas Edison contratou Tesla para resolver problemas que ele estava tendo com corrente contínua em geradores e motores. Se Tesla resolvesse o problema ganharia cerca de 50 mil dólares – o que corresponderia a 1 milhão de dólares em valores atuais –, essa era a promessa. Quando Tesla consertou ou problemas de Edison e perguntou sobre seu dinheiro, recebeu a seguinte resposta: "Tesla, você não entende o humor americano". Sim, para ele a promessa era uma piada e nunca foi paga. Tesla não se abateu, continuou suas pesquisas, e, hoje, podemos ter luz elétrica em nossa casa graça à invenção e aplicação da corrente alternada desenvolvida por ele quando fora contratado pela Westinghouse para criar a linha de transmissão e viabilizar o primeiro sistema hidrelétrico do mundo. Para termos luz na sala de casa hoje, segundo o sistema de Thomas Edison, precisaríamos de uma usina de energia elétrica a cada quilômetro quadrado. Inviável, certo? Já o sistema de Tesla usava cabos menores, alcançava maiores voltagens e podia transmitir energia elétrica a distâncias muito maiores. Tesla é o verdadeiro pai da era da eletricidade.


ÁTILA, O HUNO 
A praga de Deus, Mestre das armas psicológicas.

Nasceu em torno de ano 406, morreu em 434. Átila foi um importante conquistador do século 5, famoso pelos ataques que comandou contra o Império Romano. Ele era chefe dos hunos, um povo nômade de origem mongólica. Átila foi um comandante astuto e de grande habilidade. Notório por sua ferocidade em conquistas, lançou-se furiosamente sobre a Europa em uma campanha expansionista que lhe rendeu a alcunha de o Flagelo de Deus. Dono de vastas planícies entre a Europa e a Ásia, principalmente na atual Hungria, os hunos foram capazes de montar um poderoso exército montado que geralmente arrasava adversários nos mais diversos campos de batalha do Ocidente e Oriente. Sob a liderança de Átila, os hunos pilharam e extorquiram os impérios Romano do Oriente e Parta, da Pérsia, aterrorizaram as planícies europeias, escravizaram outros povos bárbaros e deram sua contribuição à queda do decadente Império Romano do Ocidente. Ainda, embora breve tenha sido seu reinado, atribui-se à figura de Átila, o Huno, o título de maior líder bárbaro da era conhecida como Invasões Bárbaras. Átila governava sua corte com um misto de doçura e violência. Era hábil negociador onde sempre estabelecia vantagens. 

ADOLF HITLER
Um dos maiores vilões da história, a vergonha da civilização ocidental.

Foi o líder da Alemanha Nazista de 1934 a 1945. Ele iniciou a Segunda Guerra Mundial e instaurou políticas fascistas que resultaram na morte de milhões de pessoas. Nascido em 20 de abril de 1889 na Áustria. Adolf Hitler ascendeu ao poder na política alemã como o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, também conhecido como Partido Nazista. Hitler foi o chanceler da Alemanha de 1933 a 1945 e atuou como ditador de 1934 a 1945. Ele levou a Alemanha à Segunda Guerra Mundial e também provocou o Holocausto - um dos maiores genocídios da História-. Hitler se suicidou ao lado de sua mulher, Eva Braun, em 30 de abril de 1945, em seu bunker, em Berlim. Seus corpos foram carregados para um jardim próximo à Chancelaria do Reich e queimados - de acordo com os livros - ( Mas ninguém sabe com certeza o paradeiro de Hitler.). É claro que esse aqui não ficou conhecido por boas coisas, mas Hitler é sim um dos nomes mais importantes da história. Sua guerra para mostrar a superioridade alemã frente ao mundo foi responsável por aniquilar milhões de pessoas! 

ALAN TURING
Pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação. É conhecido como o pai da computação.

Nasceu em 23 de junho de 1912, morreu de junho de 1954.Foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação. Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães. Após a guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, onde criou um dos primeiros projetos para um computador com um programa armazenado, o ACE. Como homossexual declarado, no início dos anos 1950 foi humilhado em público, impedido de acompanhar estudos sobre computadores, julgado por "vícios impróprios" e condenado a terapias à base de estrogênio, o que equivalia à castração química, e que teve o humilhante efeito secundário de lhe fazer crescer seios (ginecomastia). Em 11 de setembro de 2009, 55 anos após sua morte, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, seguindo um pedido feito através de uma petição direcionada ao governo britânico, pediu desculpas formais em nome do governo pelo tratamento preconceituoso e desumano dado a Turing, que o levou ao suicídio por ingestão de cianeto.



Referências
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/ele_fez_o_mundo_tremer.html
http://www.meionorte.com/entretenimento/curiosidade/7-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-jesus-cristo-303717
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus
https://www.gotquestions.org/Portugues/real-verdadeiro-Jesus.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci
http://super.abril.com.br/historia/alan-turing/
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/atila_o_huno_um_animal_politico.html
http://www.sohistoria.com.br/biografias/adolf/
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/06/5-reflexoes-para-entender-o-pensamento-de-galileu-galilei.html

3 comentários:

  1. Jesus o maior de todos, não pode ser comparado com os homens.

    ResponderExcluir
  2. Jesus unico messias, ungido pelo senhor.

    ResponderExcluir
  3. Todas essas mentes foram grandes revolucionários na maneira de pensar e agir. Para mim Tesla foi o maior, sem ele não teríamos as mordomias da modernidade. Depois vem Turing com sua mente emblemática. Hitler, Jesus, Genghis e Átila grandes conquistadores territórias. Platão, Da vinvi, Newton, Galileu, mentes a frente de seus tempos. Peço desculpa aos cristãos, mas Jesus foi sem dúvida um grande filosofo, como Siddhartha Gautama(Buda) ou Mahatma Gandhi.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...