Pesquisar no blog

terça-feira, 8 de março de 2016

CONHECENDO O MAPA MUNDI -



VIAJANDO PELAS LINHAS DO MAPA 
Já reparou como os mapas estão cheios de linhas verticais e horizontais? São linhas imaginárias, ou paralelos e meridianos, criadas para localizar qualquer ponto no mundo. Elas também marcam a divisão de climas no planeta e indicam os fusos horários. Acompanhe nosso mapa para desvendar esses segredos!



Bem no meio
O paralelo principal é a linha do Equador, que divide o globo terrestre em dois hemisférios (Norte e Sul). Ela também é o ponto inicial (0 grau) para medir latitudes. Isso quer dizer que latitude é a distância em graus (de 0 a 90 graus) de qualquer ponto da superfície do planeta em relação à linha do Equador.
40 mil quilômetros
É a extensão da linha do Equador! Ela atravessa 14 países e, no Brasil, corta os estados do Amazonas, Roraima e Amapá.
Trópico o quê?
Os nomes das linhas paralelas ao Equador têm a ver com o Sol. Quando o verão começa no hemisfério Sul, os raios solares incidem sobre a área onde está o trópico de Capricórnio. Nesse momento, na direção do Sol, está a constelação (grupo de estrelas) de Capricórnio. Já quando o verão se inicia no hemisfério Norte, o Sol incide sobre a área do trópico de Câncer e a constelação de Câncer está na direção do Sol. Daí os nomes!
11 países
São cortados pelo trópico de Capricórnio, entre eles o Brasil. Por aqui, a linha passa pelos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo
17 países
São atravessados pelo trópico de Câncer, como México, Egito e Arábia Saudita
Noite e dia
Por causa da inclinação da Terra, o Sol nunca se põe quando o verão chega ao polo Sul ou ao polo Norte. Durante o inverno, acontece o contrário: as noites são compridas e em alguns lugares não amanhece. Os círculos polares Ártico e Antártico marcam o limite de onde ocorre, durante o verão, ao menos um período de 24 horas em que não anoitece e, no inverno, um dia inteiro sem Sol.
Dois lados do mundo
Na vertical, a linha imaginária que divide a Terra (entre os hemisférios Leste e Oeste) é o meridiano de Greenwich. É a partir dele que medimos a longitude. Ou seja: longitude é a distância em graus (de 0 a 180 graus) de qualquer lugar do planeta em relação ao meridiano de Greenwich.
Sem atrasos
Além de indicar a longitude, o meridiano de Greenwich define o horário mundial. Ele foi estabelecido como ponto de referência em 1884, quando a Terra passou a ser dividida em 24 fusos horários (cada fuso adiciona ou diminui uma hora em relação a Greenwich). Antes, os relógios eram acertados pela observação do Sol. E rolava a maior confusão!
Menos 3 horas
É o horário oficial do Brasil (o de Brasília) em relação a Greenwich: estamos três fusos para oeste. Ou seja, se aqui são 10h, lá são 13h.
No clima certo

Os paralelos também marcam as divisões de clima:
  • Equatorial: perto do Equador, com temperatura média de 25 graus Celsius e chuva em quase todo o ano.
  • Tropical: rola nas áreas dos trópicos, onde os termômetros, em média, passam de 20 graus Celsius e há períodos de seca no inverno.
  • Temperado: entre os trópicos e os polos, tem inverno com temperaturas negativas.
  • Polar: perto dos polos, onde as médias de temperatura ficam abaixo de zero grau Celsius.

Vire à esquerda...
Num mapa, o cruzamento entre um paralelo e um meridiano indica a coordenada geográfica (latitude e longitude) de um ponto na Terra. Com essas coordenadas (fornecidas por satélites) os aparelhos de GPS encontram onde você está e levam você ao destino que desejar! Na antiguidade os viajantes observavam as estrelas para orientar-se.
 Você sabia que...
... o nome do meridiano de Greenwich vem do fato de ele passar pelo Observatório Astronômico Real britânico, na cidade de Greenwich, perto de Londres?
... o país Equador recebeu este nome por causa da linha, que passa por ele? Equador vem da palavra em latim aequatore, que quer dizer “tornar igual” (a linha divide a Terra ao meio).

UTILIZE O LINK    PARA ACESSAR JOGOS E EXERCÍCIOS .
O jogo é composto de cartelas e mapas para imprimir e  recortar. 
Não esqueça de levar  um dado, para o sorteio.


Um comentário:

  1. Olá professor; pesquisando acabei achando seu site
    Fui seu aluno, e acabei seguindo a carreira acadêmica.
    Lembro de como eram ótimas suas aulas; alegres e interessantes em sua maioria. Sempre exigindo o máximo dos alunos.
    Hoje como professor, me espelho no senhor.
    Abraços, grande MESTRE!

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...